Logo Arenales Blog

Tudo o que você precisa saber sobre homeopatia veterinária para pets

16-11-2016 |

shutterstock_71416954A homeopatia é uma opção para cuidar da saúde de pessoas e animais de estimação, mas além da correta administração das medicações, alguns cuidados devem ser tomados para garantir o sucesso dos tratamentos. Ana Corina do jornal Notícias do Dia em Florianópolis (SC), conversou com a veterinária homeopata Carmen Cocca, que mantém o site Bicho Integral para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

Cuidados gerais

Não guarde medicamentos homeopáticos em lugar com cheiros fortes. Reserve um local adequado somente para eles, mantendo-os protegidos da poeira, umidade, calor e luz e longe de celular, TV, geladeira ou qualquer outro aparelho ligado permanentemente na tomada. Se conseguir deixar dentro de uma caixinha de isopor, ótimo. Quando o medicamento for líquido, dinamize antes de dar/tomar batendo levemente o vidro por dez vezes na palma da mão. Não use produtos que contenham cânfora ou menta no animal, em qualquer um dos habitantes da casa ou no próprio ambiente durante o tratamento, pois anulam o efeito medicamentoso da homeopatia.

Cães e gatos

Se mais de um medicamento foi receitado, espere uns 15 minutos entre um e outro e dê os remédios com no mínimo 1h de distância antes/depois de alimentar o animal. Certifique-se de que o animal não expeliu o medicamento, então o distraia um pouco dando carinho por uns 30 segundos.

Gatos

Você pode usar uma seringa e um pouco de água para diluir os glóbulos de homeopatia. As mucosas da boca são o melhor local para absorção apropriada da homeopatia.

Efeitos

O tratamento homeopático não provoca efeitos colaterais, mas algumas vezes podem surgir sinais e/ou sintomas decorrentes da resposta ao medicamento. Nestes casos é importante comunicar ao veterinário homeopata. É por isso que se deve evitar medicar o seu companheiro sem o acompanhamento do especialista.

Outros remédios

Nunca associe medicamentos alopáticos ou fitoterápicos ao tratamento homeopático sem antes consultar o veterinário e comunique-o sobre qualquer mudança no estado físico ou anímico do seu amigão. Pode ser preciso alterar a prescrição inicial em função das novas informações. Não espere o dia marcado para a nova consulta. Ligue em caso de dúvida.

Fonte: Jornal Notícias do Dia

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo