Logo Arenales Blog

Insuficiência renal em gatos.

23-11-2021 |

Assim como nos humanos, a insuficiência renal em gatos traz uma série de dificuldades e problemas. Muitos animais passam a ter desidratação e aumento na produção da urina, o que traz bastante dificuldade aos tutores para encontrar uma solução para o problema.

A homeopatia para gatos é um tratamento eficaz e que ajuda a amenizar esta dificuldade de forma natural. Leia esse artigo até o final e confira como ajudar os gatos que sofrem com esse distúrbio.

O que é a insuficiência renal em gatos?

A insuficiência renal em animais pode surgir em qualquer idade, quando há a perda da função dos néfrons (parte funcional do rim, que permite a produção da urina). 

Temos que lembrar que os rins são responsáveis por filtrar e eliminar todas as substâncias prejudiciais, além de controlar a quantidade de líquido no organismo. Quando eles são afetados de alguma forma, todo o corpo sofre. 

A perda de função dos néfrons pode acontecer de forma gradual, com a degeneração natural do tempo. Porém, existem também algumas doenças congênitas que levam a este quadro. 

Em casos mais avançados, é preciso fazer até diálise para garantir a saúde do animal.

Um dos pontos também destacados pelos especialistas é que o consumo de rações muito secas no ambiente doméstico acaba sobrecarregando o organismo dos gatos. Inclusive, existem rações especiais para os animais com esse problema. 

Quais os sintomas da insuficiência renal em gatos?

Uma das grandes dificuldades é distinguir os sintomas da insuficiência renal daqueles desencadeados por outras doenças (nem sempre ligadas ao trato urinário). Por isso, assim que um deles aparecer, é importante buscar orientação com o seu médico-veterinário de confiança. 

Os principais sintomas da insuficiência renal em gatos são:

  • Aumento do volume da urina, que pode ser mais clara que o normal;
  • Desidratação ao mesmo tempo que a sede do animal aumenta;
  • Mucosas pálidas (como a gengiva, por exemplo);
  • Em casos mais graves, pode haver perda de peso, vômitos, diarreia, anorexia e anemia. 

Alguns tutores acabam acreditando que esses sintomas estão ligados à idade do animal e não procuram ajuda, mas com o passar do tempo, o problema fica ainda mais grave e difícil de ser tratado.

Existem fatores de risco que levam à insuficiência renal?

Segundo a vivência clínica e estudos científicos, alguns grupos de gatos são mais suscetíveis a desenvolver problemas renais. 

Entre as raças com predisposição estão as seguintes: Persa, Abissínio, Siamês, Birmanês, entre outras.

A insuficiência renal também têm mais incidência em animais que já usam algum tipo de medicamento de forma constante, que sobrecarrega os rins.

Doenças infecciosas e inflamatórias como leptospirose, leucemia felina ou pancreatite também afetam bastante a função renal.   

Como tratar a insuficiência renal em gatos?

Apesar de não haver cura, é possível fazer o tratamento para insuficiência renal em gatos e também a prevenção de forma natural, por meio da homeopatia.

O Fator Renal Pet® auxilia no tratamento de doenças como nefrites, nefroses, supressão urinária, degeneração renal, uremia, proteinúria e urina sanguinolenta. 

Usando apenas componentes naturais, ele promove uma ativação da função renal, levando à redução da uremia e, assim, diminuindo os sintomas causados pela insuficiência.

O Fator Renal Pet® também pode ser usado em cães. Acesse nossa loja virtual Arenales e conheça todos os nossos produtos!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo