Logo Arenales Blog

Como tratar gatos com insuficiência renal?

16-06-2021 |

A insuficiência renal em gatos está entre os problemas comuns enfrentados pelos felinos. Trata-se de um problema que não tem cura e precisa de acompanhamento constante e cuidados especiais para evitar complicações no estado de saúde dos gatinhos.

Mesmo se tratando de uma doença grave, os gatos que têm insuficiência renal podem ter qualidade de vida. Continue lendo nosso artigo e veja como proporcionar o melhor para seu pet!

Qualquer gato pode ter insuficiência renal?

Sim! E a insuficiência renal aguda em gatos pode ocorrer em qualquer idade. Basicamente, é como se fosse um choque e o rim do animal para de funcionar. Portanto, quando é possível salvar o animal da insuficiência renal aguda, ele se torna um paciente renal crônico.

Casos como os de insuficiência renal crônica também não têm idade para acontecer, pois dependem de outros fatores. O mais comum é que  a insuficiência renal crônica apareça a partir de oito anos, quando os gatos começam a se tornar idosos.

Quais os sinais e sintomas da insuficiência renal em gatos?

As causas da insuficiência renal em gatos têm origens fisiológicas, pois os gatos possuem aproximadamente 200 mil néfrons. Os cães, por sua vez,  têm mais de 400 mil.

Além disso, na natureza, os felinos se alimentam da caça (um alimento naturalmente úmido). Já com a domesticação e a administração de rações secas, práticas aliadas à uma baixa ingestão de água (típica dos gatos), seus rins acabam sendo mais sobrecarregados.

Grupos e fatores de risco para insuficiência renal

Como já dissemos, a insuficiência renal aguda em gatos pode ser desenvolvida em qualquer idade. Mas, de acordo com a IRIS (International Renal Interest Society) ou Sociedade Internacional de Interesse Renal, existem fatores que podem contribuir para o surgimento da doença. São eles:

Raças predispostas

Mesmo que ainda não exista nenhuma evidência conclusiva, estudos sugerem que os gatos da raça Persa, Abissínio, Siamês, Ragdoll, Birmanês, Maine Coon e Azul Russo, devido à genética, seriam mais predispostos ao problema.

Idade avançada

Devido a outras doenças que também acometem os rins, a insuficiência é mais comum em gatos idosos.

Uso de medicamentos

Medicar seus animais de maneira equivocada e sem acompanhamento veterinário também pode ocasionar a perda da capacidade de funcionamento dos néfrons.

Doenças inflamatórias

Doenças inflamatórias bacterianas prolongadas, peritonite, leptospirose, FIV (aids felina), FELV (leucemia felina) e pancreatite. Essas são algumas das doenças que estão associadas à insuficiência renal felina.

Principais sintomas de doença renal em gatos

A insuficiência renal é uma doença progressiva e os sinais também progridem conforme ela avança. Por isso, percebê-los logo no início é fundamental para garantir qualidade de vida ao seu gatinho e uma melhor resposta ao tratamento.

Além disso, ela pode ser classificada em cinco estágios. Os primeiros sinais clínicos costumam aparecer entre o segundo e terceiro estágio. São eles:

  • Apetite seletivo.
  • Aumento da ingestão de água.
  • Aumento do volume urinário.
  • Urina mais clara que o normal.

De acordo com o avanço da doença, as unidades funcionais dos rins vão ficando cada vez mais comprometidas, agravando também os sintomas para:

  • Anorexia;
  • Anemia;
  • Hipertensão;
  • Desidratação;
  • Perda de peso progressiva;
  • Vômitos e diarreia;
  • Perda de controle ácido-base no organismo.

Qual o melhor tratamento para insuficiência renal em felinos?

Se você ainda não conhece os medicamentos homeopáticos para gatos, nós te apresentamos!

Os tratamentos homeopáticos são diferentes dos tratamentos alopáticos, pois não apresentam o risco de causar efeitos colaterais ou intoxicação dos animais. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que a homeopatia animal promove o bem-estar e equilíbrio energético dos seus animais. Neste caso, os Fatores Arenales® são medicamentos tanto curativos quanto preventivos, ou seja, seu gato não precisa estar doente para ser tratado com homeopatia.

Dinamizado e fácil de oferecer, o Fator Renal® é indicado para o tratamento de nefrites, nefroses, supressão urinária, degeneração renal, uremia, proteinúria, urina sanguinolenta acompanhada de febre, náuseas, vômitos e desidratação.

Além disso, os medicamentos homeopáticos têm zero carência. É possível notar seus resultados em poucos dias nos casos mais leves e em poucas semanas para os mais graves. Lembrando que, para estes, mesmo que não possam ser curados, a homeopatia oferece mais qualidade de vida.

Acesse nossa loja virtual Arenales  e conheça nossos produtos!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo