Logo Arenales Blog

Homeopatia veterinária ajuda no pré parto

05-10-2018 |

Diversos produtores de leite de todo o país sabem da importância de promover a reprodução para manter em dia a produção de leite. O problema está nos nas complicações ocasionadas durante e após o parto.

Retenção de placenta, glândulas mamárias inflamadas, longos períodos de recuperação e leite sujo são algumas das complicações que uma vaca tem ao parir um bezerro.

O produtor Antoninho José Destri do município de Lindóia do Sul (SC), conta que sempre sofreu com esses problemas na reprodução. “Em média tenho 18 crias por ano, e em quase todas tinha essas dificuldades”.

Antoninho conta que outro problema maior eram as perdas sofridas durante o parto. “Muitas vezes os bezerros não vingavam e acabavam morrendo, ou até mesmo perdia a vaca”.

Cansado dessas situações, o produtor resolveu usar a homeopatia veterinária como método preventivo de dificuldades e para facilitar os partos. “Já usava a homeopatia para o controle e prevenção de outras doenças, e sempre funcionou muito bem, então resolvi testar esse outro medicamento”.

Na primeira vaca que usei o medicamento já misturado na ração, notei diferença. “Não ocorreu retenção de placenta, os úberes não ficaram inflamados e no segundo dia o leite já estava limpo. Outra observação é que a vaca se recuperou muito bem não ficando debilitada”.

O produtor destaca que depois da primeira experiência decidiu sempre usar a homeopatia veterinária para melhorar os partos na propriedade. “Além da homeopatia facilitar o parto, os bezerros também nascem mais sadios”.

Recomendações
De acordo com a bióloga, engenheira agrônoma e médica veterinária homeopata, fundadora e diretora geral da Arenales Homeopatianimal, Maria do Carmo Arenales, a homeopatia veterinária para essa função é extremamente viável.

Ela conta que a homeopatia reduz o número de partos distócicos e diminui o tempo de expulsão do feto. Fornecido preventivamente na gestação, promove por rotina um parto fisiológico rápido e com nascidos ágeis e vigorosos. Potencializa o tônus muscular do útero e a abertura da cervix, facilitando a fase expulsiva. Atua otimizando a aptidão materna.

O medicamento deve começar a ser fornecido, conforme Maria do Carmo, no meio da gestação. “Dessa maneira, a homeopatia veterinária já vai agindo no organismo da vaca, aumentando a imunidade e promovendo as alterações necessárias no sistema fisiológico dela”.

Antoninho conta que agora consegue ficar mais tranquilo quando as vacas estão no fim da gestação e dificilmente tem que intervir para facilitar o nascimento. “Tudo acontece de forma mais natural”.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo