Logo Arenales Blog

Cachorro parou de comer e está agitado: o que pode ser?

21-02-2022 |

Seu cachorro parou de comer e você não sabe o que fazer? Afinal, a alimentação é fundamental para o organismo de todos, principalmente dos bichinhos. 

Cachorro agitado e sem apresentar interesse na comida é um sinal de preocupação. Isso porque, embora recusar a ração possa ser um hábito comum de cães com maus hábitos na alimentação, a falta de apetite pode ser um sintoma de diversas doenças. 

Assim como nós humanos precisamos manter os exames de check-up em dia, os pets também devem ir ao veterinário regularmente, principalmente nessas situações. 

Meu cachorro parou de comer. É apetite seletivo ou falta de apetite? 

É comum ver tutores correndo ao hospital veterinário quando seu cãozinho está sem comer direito. Mas, infelizmente, algumas pessoas ainda tratam esses casos com indiferença, podendo levar o pet a um quadro de desidratação. 

Entretanto, algumas raças realmente costumam ser seletivas quanto aos alimentos oferecidos. Geralmente isso ocorre com animais de pequeno porte, como Maltês, Chihuahua, Yorkshire e Poodle. Por isso, se o seu ‘’cãopanheiro’’ está pulando uma refeição ou outra pode ser apenas uma seletividade alimentar. 

Com os cachorros grandes é o contrário — eles têm o apelido de “comilão” por comerem tudo o que oferecerem e dificilmente recusar um petisco. 

O que pode causar a perda de apetite dos cães? 

Os dias com temperatura elevada podem deixar o cachorro estressado e letárgico, por isso acabam perdendo o apetite. Um dos métodos que podem aliviar esses sintomas é a homeopatia para cachorro

Entretanto, a falta de apetite pode estar presente entre os sintomas de diversas doenças acometidas em cães. Diferentemente dos seres humanos, que mesmo adoentados ainda se forçam a comer, os cães, quando não estão se sentindo bem, não ingerem de jeito nenhum o alimento.

Esse sinal pode ter três significados: 

  • Se o seu pet está sem se alimentar o dia todo e não apresenta nenhum interesse em comer, ele pode estar com anorexia. 
  • Quando você oferece a mesma ração por um bom tempo e agora o bichinho não está mais comendo a mesma quantidade de antes, pode ser que ele esteja enjoado da comida. Uma boa opção é trocar a ração. 
  • Ou ele está com pseudo-anorexia, estando fisicamente incapaz de comer devido a uma dor ou um distúrbio neurológico.

Alguns medicamentos podem deixá-lo sem querer comer? 

Vários medicamentos podem ter efeitos anorexígenos em cães. Esse é particularmente o caso de certas drogas psicotrópicas.

Após a suspeita do efeito colateral, não pare o tratamento do seu animal de estimação sem antes consultar o(a) médico(a) veterinário(a). Sendo assim, também não ofereça um calmante para cachorro sem ter uma prescrição médica.

Nem mesmo se for o caso da homeopatia animal, que apesar de ser natural e sem apresentar riscos de intoxicação, ainda se trata de um medicamento. 

Cachorro estressado pode ficar sem apetite?

Com certeza! Assim como em nós, humanos, que em situações de estresse acontece a perda de apetite ou o sentimento é descontado na comida, com os animais é exatamente igual. 

Mudanças, viagens, chegada de um novo animalzinho em casa podem ser eventos bastante desestabilizadores para um cão ansioso, afetando diretamente em seu apetite.

Apenas dê um tempo ao pet para que ele se estabilize e se acostume com toda a situação. Porém, se ele não quiser comer nada dentro de 24 horas é bom levá-lo ao veterinário. 

Conheça a homeopatia veterinária. Com ele seu pet tem uma vida com mais qualidade e bem-estar. 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo