Logo Arenales Blog

Cachorro com dificuldade de levantar e andar

21-02-2022 |

Quando pensamos nos nossos bichos de estimação, logo nos lembramos deles agitados e correndo. Assim, ver o cachorro com dificuldade de levantar e andar é uma baita preocupação. 

Essas situações chegam acompanhadas de outra aflição: o que devo fazer com o meu pet? Antes de decidir, tente identificar como tudo começou. Se foi um sintoma repentino ou se teve um início gradual e aos poucos essa complicação foi aumentando.

Muitas doenças podem levar à fraqueza do pet e fazer com que ele tenha dificuldades de mobilidade. Entretanto, existem algumas condições mais comuns que afetam a mobilidade dos pets e que podem ser perfeitamente tratáveis. Acompanhe a leitura e saiba qual tratamento você pode oferecer quando o cachorro está com dificuldade de andar com as patas traseiras

Quais são as causas mais comuns que podem afetar a mobilidade do cão? 

A displasia coxofemoral é uma patologia genética com avanço por fatores ambientais, como obesidade, excesso de exercícios ou convivência com pisos muito lisos.  Trata-se de uma má formação ou degradação da articulação coxofemoral, responsável por unir o fêmur à pelve. Acomete principalmente cães de grande porte, mas nada impede de acometer os de pequeno porte. 

Seus sintomas costumam provocar muita dor na região do quadril, manqueira, artrose, atrofia muscular e, dependendo do grau de severidade, causar até paralisia grave. 

Essa patologia não tem uma cura, mas é possível ter tratamentos com a homeopatia veterinária para combater a progressão da doença e garantir que o pet consiga andar sem sentir fortes dores. 

A artrose, assim como nós humanos, também pode afetar os animais degenerando suas articulações. A maioria dos casos acomete os cães idosos ou em animais com excesso de peso. 

É caracterizada pelo desgaste da cartilagem que cobre o interior das articulações e dos ossos gerando perda de elasticidade da articulação, causando dores e impedindo a movimentação natural dos pets.

Portanto, se o seu cachorro está com dificuldade de andar e tremendo ao tentar levantar, procure levá-lo ao médico veterinário, explique toda a situação e, por fim, faça os devidos tratamentos para ele conseguir viver com bem-estar. 

Quais são os tratamentos quando o cachorro está com dificuldade de levantar e andar? 

Após a identificação da causa do problema, o profissional irá analisar quais tratamentos devem ser seguidos. 

Os métodos que serão utilizados variam muito e dependem de outros fatores: causa, tamanho, idade do pet e, claro, a gravidade da situação. Em caso de fraturas e de lesões articulares e ligamentares, após o tratamento inicial dado pelo veterinário, pode-se optar por um tratamento conservador. Ele seria feito com repouso, restrição de espaço, medicação para dor e uso de anti-inflamatórios. Além disso, o médico pode recomendar o uso da homeopatia para cachorro como um complemento ao tratamento, até mesmo para prevenção dessas patologias. 

Em casos mais severos, pode ser necessário realizar uma cirurgia. Em qualquer situação, é importante associar terapias, como acupuntura e fisioterapia, pois elas ajudam no fortalecimento e na diminuição da dor e da inflamação.

Quais medidas preventivas podem ser tomadas? 

É possível retardar ou diminuir a chance de o pet desenvolver problemas de locomoção tomando alguns cuidados desde cedo. 

Evite deixá-lo pular de lugares altos, como escadas, sofá e cama, prefira utilizar rampas ou escadas próprias para facilitar o acesso a esses locais, sem exigir esforço excessivo e sobrecarregar a coluna do peludo. 

Outro ponto fundamental, mas que deve ter uma orientação médica, é oferecer a homeopatia animal. Ele não é um medicamento apenas para tratar seu companheiro de uma doença, mas também para preveni-lo deles. 

Para saber de mais cuidados que podem ser adotados, confira os conteúdos do Blog Arenales ou, se preferir, acompanhe a gente nas redes sociais!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo