Logo Arenales Blog

Como acalmar cachorros com medo de fogos de artifício?

21-02-2022 |

Em algumas épocas do ano é comum encontrar um cachorro com medo dos fogos de artifício — principalmente no Natal, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Festa Junina. Mas, se para alguns humanos isso é parte da diversão, para os tutores de pets é um dia de pesadelo.

Aliás, esse medo deve ser levado muito a sério, pois pode desencadear outras questões emocionais e resultar em fugas, e até mesmo em acidentes. Por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar quando essas situações acontecerem e seu amigo peludo ter mais um dia tranquilo.

Se meu cachorro tem medo dos fogos de artifício, ele é medroso?

Ter medo ou ficar assustado é uma reação natural de qualquer pessoa. Afinal, quando temos bebês em casa e os fogos começam, é comum que eles chorem e se desesperem. Por que isso não aconteceria com os cães?

Além disso, diferentemente de nós, humanos, os pets peludos não conseguem identificar de onde os estrondos estão surgindo, nem por quais motivos eles estão acontecendo. Portanto, é natural encontrar o cachorro chorando e assustado.

Existe alguma técnica que pode acalmar o pet nessa situação?

O ideal é tentar acostumar o animal com certos barulhos desde cedo. Assim, quando os barulhos acontecerem eles já sabem o porquê e você não precisa ver seu cachorro tremendo e com medo. A técnica serve também para outros ruídos fortes, como os trovões.

Para se acostumar com os ruídos, você pode adotar algumas técnicas quando ele ainda é bebê, como colocar áudios dos fogos bem baixinho no ambiente em que o pet está. Ao mesmo tempo, distraia o animal com mordedores e brinquedos recheados.

Caso ele não tenha nenhuma reação, vá aumentando o som gradualmente, sem esquecer de distraí-lo com petisco ou brinquedos; assim ele irá associar o barulho a coisas boas.

A técnica pode funcionar para os cachorros que já possuem um trauma do barulho?

É possível tentar acalmá-lo da mesma maneira. Porém, o processo pode ser cansativo e demorado; afinal, já existe um certo trauma relacionado ao barulho de fogos de artifício.

Para auxiliar nesse processo de adaptação, o veterinário pode recomendar o uso do Fator Estresse Pet®. Dessa forma ele estará mais tranquilo e calmo.

Caso eu não tenha conseguido acostumá-lo ao barulho, o que fazer na hora?

Certifique-se de que portas e portões estão fechados a fim de evitar fugas. Para isso, prepare um ambiente aconchegante e confortável, onde ele possa se sentir seguro para se proteger dos ruídos.

Uma boa opção é utilizar protetores auriculares próprios para pets, para reduzir o impacto dos estrondos, principalmente se estiverem soltando fogos perto da sua casa. Fique perto do cachorro e, na medida do possível, procure distraí-lo com petiscos e brincadeiras, mas respeite caso ele prefira ficar num local isolado.

Mas se nenhum dos métodos funcionar, procure consultar o médico veterinário antes do evento para que ele possa indicar uma homeopatia animal útil para acalmá-lo, evitando que seu companheiro de quatro patas fique muito estressado e ansioso.

O conteúdo foi útil para você acalmar seu doguinho? Envie para um amigo que está passando pela mesma situação e continue no Blog Arenales, aqui tratamento diversos assuntos como esse!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo