Logo Arenales Blog

4 Curiosidades sobre Peixes para Aquário Pequeno

13-04-2023 |

Ter um aquário em casa é sinônimo de harmonia diante da decoração e a companhia de outros animais muito especiais. 

Continue a leitura abaixo e descubra 4 curiosidades sobre peixes pequenos para aquário que você precisa saber! 

Peixe Tetra Neon

Um dos melhores peixes para este caso, é o Tetra Neon. Com apenas 5 centímetros de comprimento e cores exuberantes, essa espécie é ideal para aquários que possuem uma decoração mais elaborada, com pedras e plantas.

Uma curiosidade sobre esse peixe é que para que ele se desenvolva de forma saudável, é preciso que o pH da água seja ácido.

Coridoras

Este peixe para aquário pequeno é muito popular entre os criadores de peixes, justamente por ter um visual incomum, com grande destaque para seus “bigodes” em formato diferente.

Por viver em cardume, o mais recomendado é ter um aquário com pelo menos três peixinhos da mesma espécie. Mas, lembre-se de manter o pH da água sempre entre neutro ou ácido.

Betta

O peixe betta é a espécie mais indicada para criar em aquário pequeno. No entanto, apesar de ser fácil de cuidar, é um peixe que precisa ter um espaço exclusivo.

É importante lembrar que para criar esse peixe para aquário pequeno, é preciso estar atento a alguns pontos importantes:

  • Peixes Betta macho e fêmea devem estar sempre em aquários separados. O mais indicado é deixá-los no mesmo espaço, apenas durante a temporada de reprodução.
  1. O pH da água deve sempre variar entre neutro e ácido para o bem-estar do animal.

Esta é uma curiosidade sobre peixes desta espécie que não é muito conhecida, por isso, fique atento aos pontos listados acima.

Lebiste

Esta espécie é mais indicada para aquaristas iniciantes e possui um destaque especial por ter cores vibrantes e vivas. 

Se você deseja montar um aquário com este tipo de peixe, é preciso ter duas fêmeas para cada macho. O pH da água deve ser alcalino.

Qual a quantidade de peixes ideais para aquário pequeno?

A principal dificuldade das pessoas que pensam em criar um aquário pequeno é saber quantos peixes podem ter em aquário. Sendo assim, para te ajudar, a Arenales trouxe um truque muito simples para te ensinar, chamado regra do porte do peixe, elaborado pelo Peixe e Aquarismo.

Veja abaixo como calcular:

Peixes de 2 a 5 centímetros: 1.5 litros por cm;
Peixes de 6 ou 9 centímetros: 2 litros por cm;
Peixes entre 10 e 13 centímetros: 3 litros por cm;

Cuidados que você precisa ter com o aquário

Para ter um aquário bem cuidado é preciso ter os acessórios adequados para oferecer qualidade de vida ao peixe. No entanto, é necessário usar um filtro para tratar a água, afinal, uma boa filtragem, garante que a água esteja sempre limpa.

Os aquecedores também ajudam a manter a água na temperatura ideal, considere comprar um, dependendo da região em que você mora. A maioria desses peixes precisam ficar em temperaturas entre 26º C e 28º C.

Outra dica importante é que a água do aquário deve ser trocada semanalmente, sendo assim, é necessário trocar cerca de 10% da água para uma nova sem cloro. Já mensalmente, o ideal é substituir 25% do líquido.

Agora que você já sabe 4 curiosidades sobre peixes para criar em aquário pequeno, continue navegando no blog da Arenales e saiba tudo sobre o universo animal, além de contar com Medicamentos homeopáticos para todas as espécies, inclusive peixes.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo