Logo Arenales Blog

Peixes ornamentais: quais as melhores espécies para iniciantes

21-02-2022 |

Como um bom aquarista que está iniciando, você não vai querer ter mais responsabilidades com os peixes ornamentais do que consegue lidar. Mas essa regra também vale para quem é iniciante e para quem já tem o hobby há mais tempo. 

Durante a época de pandemia, em que todos devíamos ficar em casa, muitas vezes a solidão batia. Para lidar com isso, algumas pessoas partiram para a adoção de cães e gatos, mas há quem prefira outros tipos de animais — e por que não os peixes? 

Se você é desse time e está querendo montar um aquário na sua casa, mas não tem a mínima ideia por onde começar, esse conteúdo é especialmente para você! Acompanhe a leitura e pegue nossas dicas. 

Quais cuidados ter com os peixes ornamentais? 

Antes de iniciar a escolha dos peixinhos que irão te fazer companhia é bom saber de alguns cuidados básicos do aquarismo. Os aquários são lindos e sempre muito bem-vindos como peça de decoração. Porém, não podemos esquecer que esse complexo ambiente é o lar de delicados pets.

Na hora de escolher o tamanho do recipiente, lembre-se que quanto maior, melhor. Sim, por mais que a sua preferência seja peixes pequenos, eles gostam de um espaço amplo. Após isso, separe a superfície onde o aquário irá ficar, priorize um local com tomada por perto e longe do sol para manter a água em boas condições. 

Uma etapa essencial para ter um aquário saudável é manter a filtragem corretamente. Além disso, controlar a temperatura e o pH é fundamental para que o convívio dos animais seja bom. 

Especialistas indicam que a principal razão para peixes doentes é a falta de manutenção do aquário e itens inapropriados. Por isso, se desejar um aquário bonito e saudável, tome esses e outros cuidados com os peixes ornamentais

Como escolher o aquário ideal? 

São tantos modelos de aquário para peixes ornamentais que fica até complicado saber qual é o ideal para eles. No entanto, apesar da vasta variedade, é possível facilitar o processo seguindo alguns passos: 

  1. Antes de ir às compras, decida o ambiente em que o aquário irá ficar e veja a dimensão da superfície. Pensando nisso, garanta que o objeto esteja em um local que traga funcionalidade para receber os cuidados. A partir disso, você saberá informar as medidas ao vendedor e ter o auxílio se deve comprar um aquário pequeno ou grande; 
  2. Libere um orçamento da sua renda. Ao cuidar de um aquário em casa, é preciso saber que haverá um gasto a mais no fim do mês, por isso é importante apresentar para o especialista seu orçamento e encontrar a opção mais adequada a você.
  3. Qual vai ser o tamanho da sua criação de peixes ornamentais? É possível ter viveiro para uma única espécie, um peixe só, jumbo, modelos de aquário plantados, de água salgada, de mangues e muito mais.
  4. Após decidir as espécies de peixes ornamentais que deseja criar, pesquise sobre a necessidade de cada espécie. Os peixes também são diferentes no que diz respeito a questões como sociabilidade e até no funcionamento do metabolismo.

Agora, sabendo dessas dicas, você já pode começar a praticar o aquarismo no seu lar e oferecer uma vida cheia de qualidade aos pets nadadores. 

Quais são as melhores espécies de peixe ornamental para criar em casa?   

Agora que você já sabe de alguns passos importantes para cuidar dos peixes, está na hora de conhecer as melhores espécies que se dão bem com aquaristas de primeira viagem. 

Aquários com água doce sem aquecimento

Esse tipo não possui altos custos para a manutenção e é um ótimo aquário para você aprender os cuidados básicos. Para esse aquário, você precisará de uma iluminação, um sistema de filtragem e um termostato para manter a temperatura ambiente.

Se este foi o escolhido por você, conheça as seguintes espécies que lhe são indicadas:

  • O Kinguio (ou famoso peixinho dourado) está no top 5 de espécies para iniciantes. Suas cores variadas e os diversos tamanhos costumam chamar a atenção de todos. Mas não se engane: toda a sua beleza se resume em sujeira, por isso é necessário trocar 10% da sua água pelo menos uma vez por semana. 
  • Tetras, aquele peixe prateado com nadadeiras vermelhas, são bem agitados, trazendo a alegria para a criançada. Mas cuidado: a sua agitação só ocorre quando eles estão num cardume, quando sozinhos eles são mais tímidos. 

Aquário com água doce aquecida

Se você já tem uma noção sobre os cuidados básicos, já está na hora de começar a evoluir na prática do aquarismo. Com esse modelo, você terá mais experiência para quando quiser partir para um aquário de água salgada ou quando quiser cuidar de um peixe mais delicado. 

  • Os Danios são ideais para serem os seus primeiros peixes de aquário aquecido, pois são bem resistentes a variações no ambiente.
  • Molly é o peixe perfeito para quem gosta de ver um aquário recheado de várias espécies. São pacíficos e se acostumam rapidamente à nova rotina. 

Depois de escolher seus companheiros nadadores, ofereça bem-estar com a homeopatia animal da Arenales. 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo