Logo Arenales Blog

Sistemas de criação alternativos para animais de produção

13-09-2023 |

Os animais de produção desempenham um papel fundamental na indústria alimentar. No entanto, é importante considerar alternativas aos sistemas tradicionais de criação para garantir o bem-estar animal e promover práticas sustentáveis. 

Os sistemas de criação alternativos oferecem uma abordagem inovadora para a produção animal.

Sistemas de criação

Os sistemas de criação alternativos são métodos diferenciados de manejo e alojamento de animais de produção. Eles buscam fornecer condições de vida adequadas, respeitando as necessidades naturais dos animais. 

Esses sistemas podem incluir pastagens rotativas, criação ao ar livre, sistemas de confinamento com acesso a áreas externas e muito mais.

Vantagens

Os sistemas de criação alternativos apresentam várias vantagens. Primeiramente, eles proporcionam um ambiente mais próximo ao natural, permitindo que os animais expressem comportamentos típicos de sua espécie. 

Isso resulta em animais mais saudáveis e menos estressados, o que pode melhorar a qualidade dos produtos derivados.

Além disso, esses sistemas podem contribuir para a redução do uso de antibióticos e hormônios de crescimento, tornando a produção animal mais sustentável e segura para o consumo humano. 

Também promovem a preservação do meio ambiente, por meio do uso eficiente de recursos naturais e da diminuição da poluição causada pelos resíduos.

Desafios

Embora os sistemas de criação alternativos ofereçam muitas vantagens, também enfrentam desafios. Um deles é a necessidade de espaços maiores e mais adequados para acomodar os animais. 

Além disso, a transição de sistemas convencionais para alternativos pode exigir investimentos significativos em infraestrutura e treinamento dos produtores.

Outro desafio é garantir que os sistemas alternativos sejam economicamente viáveis para os produtores, sem que isso resulte em preços exorbitantes para os consumidores. 

É importante encontrar um equilíbrio entre os benefícios proporcionados e a viabilidade financeira dos sistemas de criação alternativos.

Arenales

A Arenales Homeopatianimal® possui uma abordagem baseada na inovação e sustentabilidade, oferece produtos que auxiliam os produtores a adotarem práticas de criação mais eficientes e responsáveis com o meio ambiente.

Através de seus medicamentos homeopáticos, a Arenales contribui para o bem-estar dos animais de produção, otimizando sua saúde e produtividade.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo