Logo Arenales Blog

Remédio para carrapato em gado. Entenda porque a homeopatia é a melhor solução

19-04-2021 |

Um excelente  controle para carrapato em gado tem sido a homeopatia, uma terapia alternativa e natural para diminuir a incidência do parasita nos bovinos e pastos. Afinal, esse é um grande problema para os pecuaristas, pois causam doenças e afetam diretamente nas produções, ou seja, prejuízo na hora de fechar a conta.

A homeopatia animal deve ser administrada pelo sal ou pela ração, ao ser ingerido pelo boi o remédio é absorvido na mucosa oral e torna-se sistêmico. Dessa forma, o carrapato, ao sugar o sangue, recebe sangue impregnado do medicamento homeopático, após dez dias o parasita já apresenta dificuldade para se alimentar e começa a murchar.

Prejuízos dos carrapatos no gado

Os bovinos são os principais hospedeiros dos carrapatos, causam muitos incômodos no animal e, claro, prejudicam os produtores.

Os prejuízos que o carrapato no gado acarretam são enormes. Dentre eles, os custos de medicamentos para combater o parasita, manejo e mão de obra, queda na produção de leite e carne, além dos custos para cuidar do pasto e prevenir os demais bovinos.

Um outro ponto que deixa o produtor em desvantagem é o descarte do leite que deve ser realizado por conta dos produtos químicos utilizados para o tratamento. Quando o estado está mais grave, pode chegar até a morte do animal.

Como acabar com os carrapatos no gado? 

Para evitar todos os prejuízos citados, conheça a homeopatia veterinária e veja os resultados por um longo período na sua fazenda.

Muitos produtores têm optado pelos medicamentos homeopáticos para controlar os parasitas, desde vermes aos carrapatos. Além da economia nos custos, a homeopatia para tratar carrapatos em bovinos é colocada em prática e apresenta excelentes resultados, principalmente, em animais ligados à produção de leite e carne. Isso porque se trata de remédios naturais e não altera os alimentos com substâncias químicas.

A homeopatia animal atua no organismo de maneira natural, respeita seu bem-estar e estimula o sistema imunológico no combate a vírus, fungos, câncer e outros tipos de doenças.

Lembre-se de estar sempre realizando a limpeza de pastagens, pois os carrapatos estão por lá também. É recomendado, nos primeiros meses de tratamento, associar os banhos com o medicamento homeopático.

Como prevenir carrapatos em bovino?

Os remédios homeopáticos promovem não apenas a cura de alguma doença, mas também proporcionam bem-estar ao animal e produtos de qualidade. Os remédios para carrapato de boi devem ser prescritos individualmente para seu rebanho, considerando as particularidades de pasto, raças, temperamentos, entre outros.

Quem opta pela homeopatia busca qualidade em seus produtos e preza pela saúde do gado ou rebanho, pois trata-se de um tratamento livre de resíduos tóxicos. O leite e a carne provenientes dos animais são mais puros dos que os tratados pelo método convencional.

Como acabar com os carrapatos no pasto?

O ciclo de vida dos carrapatos são divididos em duas etapas: a primeira é chamada de parasitário, dura cerca de 21 dias, sendo o momento em que ocorre o desenvolvimento do parasita no bovino. Dentro da primeira fase, eles passam por quatro períodos: larva, ninfa e metaninfa, durante a última, o carrapato não está mais vulnerável aos carrapaticidas, pois está protegido por uma capa. Sugam o sangue do boi e caem para o pasto.

Nesse momento, eles entram para o segundo estágio, cerca de três dias após estar no solo, a fêmea já está pronta para começar a colocar seus ovos, aproximadamente 3.000 ovos que podem durar cerca de quatro semanas para se desenvolver.

Consulte um médico veterinário para analisar quais são os melhores remédios para carrapato em bovino no seu caso e veja as melhoras no orçamento e na qualidade de vida dos seus animais, claro!

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo