Logo Arenales Blog

Programas de melhoramento aguardam etapas

20-02-2008 |

Para o zootecnista Thiago Lopes Biscegli, que trabalha no Programa de Melhoramento Genético da Lagoa da Serra (Paint), com mais de 10 mil matrizes em avaliação, de mais de 130 fazendas parceiras, o Circuito Boi Verde Genética será importante porque, atualmente, o grande problema verificado depois que o boi sai da fazenda é a individualização de seus dados de produção. “O frigorífico passa dados de rendimento de carcaça do lote como um todo, e não de animal por animal. Os dados não são individualizados”, explica Biscegli.

Ao individualizar estes dados, será possível analisar o potencial do pai em gerar prole padronizada e de acordo com as exigências do mercado por intermédio do filho abatido.

No programa da Lagoa, há a chamada Diferença Esperada de Progênie (DEP) para 17 características. “Não temos, porém, DEPs para características de carcaça, que são os dados obtidos do frigorífico”, diz Biscegli. “Creio que, com o Circuito Boi Verde Genética, será possível acrescentar pelo menos mais três características ao DEP”, diz ele, acrescentando que uma delas será a de padrão de carcaça.

Ponderal

Ainda conforme Biscegli, num programa de melhoramento genético, o desenvolvimento ponderal do animal é avaliado na desmama e entre 15 e 18 meses (no sobreano). “Analisamos touro, matriz bezerro, compilamos todos estes dados e conseguimos, unindo a avaliação de campo, formar o ranking de touros”, explica.

“Todas essas informações já são possíveis de medir e avaliar. Já na parte da carcaça, após o abate, não temos dados”, continua. “Justamente por isso temos a intenção de nos integrar à ACNB no circuito Boi Verde Genética para termos uma medição detalhada no Frigorífico”.

Segundo Guilherme Alves, da ACNB, a associação vem conversando com o setor de melhoramento genético para divulgar a idéia do Circuito Genética. “Não são todos os pecuaristas que têm controle rígido dos animais a ponto de saber com certeza quais são os reprodutores que os geram”, diz Alves. “Se o pecuarista fizer estação de monta e inseminação artificial fica mais fácil identificá-los”.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo