Logo Arenales Blog

Mastite canina: sintomas e tratamento

16-06-2021 |

A mastite canina pode surgir em cadelas durante o período de lactação e, com menor frequência, em casos de gravidez psicológica. Todavia, independente da forma como ela aparece, causa inflamação nas glândulas mamárias ascendentes por meio dos mamilos.

Hoje, os animais de estimação também fazem parte da família, como grandes e amorosos companheiros. Por isso, quando um amigo de quatro patas adoece, todos ficamos preocupados e ansiosos por um tratamento.

Portanto, você não precisa mais sofrer! Em nosso artigo, você aprende a identificar quais são os sintomas da mastite em cadelas para iniciar o tratamento mais adequado o mais rápido possível.

O que é mastite canina?

A mastite pós-parto é uma inflamação das mamas que normalmente acontece durante o período de gravidez, chegando ao período de lactação. Além disso, o problema também pode ocorrer em casos de gravidez psicológica.

Essa inflamação pode aparecer com ou sem infecção e manifestar-se em apenas uma ou em várias glândulas, seu nível de gravidade varia de acordo com cada caso. O diagnóstico é baseado no histórico médico do animal, nos sinais clínicos e nos exames complementares.

O que causa a mastite em cães?

Sua causa principal é a diminuição das defesas que a mãe sofre depois de dar à luz os seus filhotes, podendo ocorrer a inflamação em uma ou mais mamas. Com a ocorrência dessa falta de defesas no organismo, os germes chamados “estafilococos” se instalam no leite materno e passam para as mamas, o que causa uma dolorosa infecção nas cadelas.

Nos mais variados casos, quando os filhotes mamam, eles empurram espontaneamente as mamas com suas patinhas para conseguirem extrair o leite. Dessa forma, acabam arranhando o mamilo das mães com as unhas afiadas.

É nesse momento que pode ser ocasionada uma mastite. E, se esta não for tratada correta e adequadamente, pode acabar afetando toda a cria, pois o leite se torna tóxico para eles.

Tratamento para mastite em cadelas.

O médico veterinário ficará responsável pela indicação dos medicamentos para tratar a inflamação. No caso da medicação com antibióticos, por se tratar de um tratamento residual, existem dúvidas se a cadela deverá continuar a amamentar.

De modo geral, recomenda-se seguir com a amamentação normalmente, já que o leite infectado ou com antibióticos não costuma oferecer problemas aos cachorros. A composição do leite, no entanto, será mais pobre.

Já os tratamentos homeopáticos são diferentes dos tratamentos alopáticos convencionais, pois não apresentam o risco de causar efeitos colaterais ou intoxicação dos animais. Além disso, não alteram a qualidade do leite da mãe para os filhotes, já que são livres de resíduos químicos.

Outro ponto importante é que o animal não precisa estar doente para fazer uso da homeopatia veterinária.

Encontre, em nossa loja virtual, o Fator Femini®, um medicamento homeopático ideal para prevenir e tratar afecções mamárias em cadelas. Ofereça mais qualidade de vida aos seus animais, ofereça Arenales Homeopatianimal!

 

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo