Logo Arenales Blog

Infecções respiratórias em Aves

14-12-2018 |

Respiração das aves

Assim como nós humanos, as aves estão sujeitas às infecções respiratórias. Aliás, é muito comum tais animais apresentarem esse tipo de problema, uma vez que, possuem um sistema respiratório delicado.

Por onde as aves respiram?

Enquanto os mamíferos respiram pelos músculos abdominais e os intercostais e apresentam diafragma, as aves não apresentam esse último. Ademais, os pássaros possuem os pulmões rígidos sendo incapazes de se expandirem e manter a reserva de ar.

Para tanto, as aves foram evoluindo e se adaptando às exigências que sua capacidade de voar exigia tendo assim uma alta taxa de metabolismo. Como também, são afetadas por toxinas mais rápido que em humanos. Portanto, é muito difícil os donos identificarem os sintomas, logo que as doenças respiratórias evoluem rapidamente.

Como as aves respiram?

Quais os sinais de infecções respiratórias em Aves?

O movimento da cauda entrega ao dono o sinal do problema que está acontecendo, por isso é importante você ter ciência de pequenos gestos que emanam da sua ave. Toda vez que a ave respira, a cauda dela movimenta-se para cima e para baixo. Porém, nas aves que são saudáveis esse movimento passa despercebido.

Assim, se você perceber que o movimento é muito perceptível quando ela estiver em repouso, saiba que ela pode estar com problemas respiratórios. Então repare sempre no movimento da cauda, pois ela é a que melhor passa o sinal de que a doença está em seu pássaro.

Outros sinais de problema respiratório

Descarga nasal ou ocular: Secreção saindo pelas narinas ou nos olhos pode ser sinal de problemas respiratórios, independente se for um corrimento mais espesso ou mais líquido.

Nariz entupido: acontece quando as vias aéreas são bloqueadas.

Respiração difícil: prestar atenção no ritmo da respiração da ave é importante para detectar se a ave está tendo dificuldades para respirar.

Perda de peso: problemas respiratórios faz com que muitas aves percam o apetite levando à perda de peso, por isso é bom observar se seu pássaro está se alimentando.

Espirros ou tosse: quando as aves espirram ou tossem e fazem outros sons como se estivessem gemendo, pode ser indicação de um problema na respiração do seu pássaro.

Mudança no tom de voz: A zona onde se encontram as cordas vocais pode ser um índice de infecção na traqueia e com isso sua ave apresentar alteração na voz.

Doenças comuns:

  • Aspergilose: Comum em papagaios cinzentos
  • Ácaros traqueais: Comum em canários, periquitos e fringilídeos
  • Psitacose/ Clamidiose: Comum em periquitos, papagaios amazônicos e caturras. É uma doença transmissível ao homem.

Causas:

Um dos fatores que podem provocar esses problemas respiratórios é o stress, que acabam enfraquecendo o sistema imunitário tornando as aves mais suscetíveis a infecções. Como também, uma má alimentação ou falta de alimentos ricos em vitamina A, contribui para o mal dos pássaros. Ademais, é imprescindível que você coloque seu animal com asas em um ambiente higiênico para evitar surgimento de parasitas.

O FATOR INFECÇÕES AVES® é indicado para o controle de infecções respiratórias e intestinais em aves.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo