Logo Arenales Blog

Frangos de corte: entenda como aumentar a produção com a homeopatia veterinária

06-05-2021 |

A busca pelo aumento da produção na criação de frangos de corte é constante, e desde que os antibióticos foram proibidos de serem usados na alimentação desses animais, os extratos vegetais e seus componentes, bem como os medicamentos homeopáticos vêm ganhando cada vez mais espaço nas granjas e indústrias de alimentação animal.

O diferencial da homeopatia veterinária é que ela favorece o aumento das defesas naturais do organismo dos animais, estimula o metabolismo e faz com que eles se desenvolvam com rapidez e uniformidade.

Por isso, é importante que você conheça todas as etapas de produção do frango de corte para entender como os tratamentos homeopáticos podem ajudar a promover o bem-estar no dia a dia dos seus animais.

Quais as etapas de produção do frango de corte?

Na avicultura de corte, é necessário que os produtores sigam algumas recomendações de manejo a fim de potencializarem sua produção e obterem lucros consideráveis.

Manejo na fase inicial

Para que os pintinhos sejam recebidos, é preciso que o aviário passe por um processo chamado “vazio sanitário”: período de dez dias ou mais em que o galpão deve ficar sem receber aves até a chegada de um novo lote. Dentro desse período, é realizada uma rigorosa desinfecção do local e dos equipamentos.

Também são inspecionadas as campânulas, verificando se estão em bom funcionamento, e se os bebedouros e comedouros já estão devidamente abastecidos.

Quando chegam no aviário, todos os pintinhos devem passar por uma criteriosa contagem e seleção. Os que apresentarem defeitos ou inviabilidade de sobrevivência devem ser descartados. Lembrando que tudo deve ser anotado para consultas posteriores.

A temperatura ambiente ideal, para que os pintinhos cresçam perfeitamente, deve ser de:

  • 32ºC no primeiro dia
  • 30ºC do segundo ao sétimo dia
  • 29ºC na segunda semana
  • 27ºC na terceira semana
  • 24ºC na quarta semana

Inicialmente, os bebedouros devem ficar em uma altura que assegure o conforto das aves na hora de beber água, sem que ela molhe a cama do aviário. Eles também devem estar distribuídos em todo o círculo de proteção, sendo de extrema importância que a água esteja sempre fresca e limpa (eliminando as fezes), e que a limpeza e desinfecção seja uma rotina diária no aviário.

Além disso, é importante que sejam usados comedouros tipo bandeja nos primeiros dias de vida dos pintinhos e que o fornecimento da ração aconteça em pequenas parcelas, várias vezes ao longo do dia.

Por sujarem a ração quando entram no comedouro, é essencial peneirá-la, no mínimo, duas vezes por dia a fim de eliminar as fezes e partículas.

Manejo na apanha de aves

Antes da apanha, os frangos de abate não podem receber ração, pois assim é reduzido o conteúdo gastrointestinal das aves e, consequentemente, diminuída a chance de contaminação da carcaça no momento da evisceração.

Durante a apanha, as aves precisam ser distribuídas em pequenos grupos para que não haja movimentação de outras aves. Isso ajuda na redução do estresse e evita-se perdas desnecessárias no lote.

Com relação ao número de aves por caixa transportadora, deve-se levar em consideração o peso e sexo, as condições climáticas do dia e a distância do abatedouro. Dessa maneira, preservamos a oxigenação e evitamos a asfixia das aves.

Manejo no transporte de aves

Para o transporte de aves, é ideal a utilização do sistema de canos laterais e cobertura, pois, além de reduzir a movimentação das caixas, também são evitados possíveis acidentes. 

A fim de garantir o bem-estar dos frangos, o recomendado é que o transporte aconteça à noite, levando em consideração que a temperatura é mais amena. Isso contribui para a redução da mortalidade das aves e garante uma carne com bom padrão de qualidade.

Como a homeopatia pode ajudar na criação dos frangos de corte?

Tratar seus frangos de corte com homeopatia, os liberta de prováveis efeitos colaterais e garante a saúde total do seu organismo. Além disso, os medicamentos homeopáticos são fáceis de usar, possuem baixo custo e apresentam inúmeros benefícios, sendo alguns deles:

  • Controle e redução do estresse
  • Controle de infecções respiratórias e entéricas
  • Controle e prevenção de verminoses, moscas domésticas e piolhos

Mas, lembre-se, para fazer uso da homeopatia veterinária é necessária a indicação de um médico veterinário homeopata, pois ao fazer a prescrição, ele não irá se basear apenas nos sintomas apresentados, mas em todo o histórico do animal.

Quais os medicamentos homeopáticos indicados para frangos de corte?

O Fator Estresse Aves® é essencial na redução do estresse do nascimento ao transporte, além de  auxiliar na promoção da qualidade de vida dos animais.

Já o Fator Vermes & Piolhos Aves® é um remédio homeopático que traz benefícios como o controle e prevenção da infestação de piolhos, controle e prevenção de moscas e o controle e prevenção de verminoses.

Além desses, na Arenales Homeopatianimal®, você encontra diversos tratamentos homeopáticos para avicultura de corte. Confira!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo