Logo Arenales Blog

Desmama de bezerros com ajuda da homeopatia

19-04-2021 |

A desmama de bezerros é caracterizada pelo cancelamento da alimentação com leite, uma situação comum experimentada pelos filhotes de mamíferos. Naturalmente, espera-se que as próprias mães impeçam suas crias de mamarem para que sejam separadas e tenham suas vidas independentes.

Entretanto, o desmame de bezerros de corte é realizado pelo pecuarista e, muitas vezes, pode ser um grande desafio. Isso porque, quando não realizado corretamente, pode gerar estresse para o bezerro e para a vaca, além de trazer grandes prejuízos para a produção.

Por isso, é importante que o produtor compreenda todos os cuidados necessários na hora de realizar o manejo. Continue acompanhando nosso artigo para saber mais sobre os processos do desmame.

Qual é o tempo de desmama de um bezerro?

No Brasil, o desmame dos bezerros de corte geralmente acontece quando as crias chegam aos oito meses de idade, em média. Nessa fase, eles já são considerados ruminantes e têm plena condição de usar a forragem sólida como fonte de energia única, já que a participação do leite na dieta do bezerro é pequena após o terceiro mês de lactação.

Porém, também existem situações em que esses animais são desmamados precocemente, com apenas quatro meses de idade.

Como fazer a desmama do bezerro?

Independente da época em que os bezerros são desmamados, esse é sempre um período de estresse significativo, tanto para eles quanto para as vacas. Contudo, existem 3 estratégias que podem ajudar o produtor a realizar um desmame saudável e que garanta o bem-estar do animal.

Apartação em dois estágios

A apartação em dois estágios, como o próprio nome sugere, é uma forma de realizar o desmame de bezerros em duas etapas.

Na primeira etapa, é imposta ao animal a dificuldade ao ato da mamada. Ao inserir um acessório em sua narina, o bezerro fica impossibilitado de mamar. Entretanto, o filhote ainda é mantido junto à mãe para que seja mantido o vínculo entre eles.

Já na segunda etapa, ocorre a separação, assim como no desmame tradicional. Porém, alguns estudos realizados apontam que o desmame realizado em dois estágios traz resultados mais positivos.

A maior dificuldade dessa técnica é a colocação e retirada do acessório, principalmente quando se lida com uma grande quantidade de animais.

Desmama controlada

A desmama controlada tem como objetivo programar o número de vezes que o bezerro vai até a vaca mamar. Eles são colocados em piquetes onde lhes é oferecido pasto, água e sombra em abundância cerca de duas vezes ao dia. Durante os períodos da manhã e tarde, os bezerros e matrizes são reunidos para que possam mamar.

Essa é uma técnica que apresenta bastante eficácia na eliminação do estresse e perda de peso dos animais.

Desmama com visualização

A técnica de desmama com visualização mantém os bezerros e vacas lado a lado, apenas separados por uma cerca. Assim, podem visualizar um ao outro.

A eficácia dessa técnica foi comprovada por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia-Davis. Segundo os pesquisadores, bezerros desmamados utilizando a técnica ganharam 30% mais peso que os bezerros desmamados tradicionalmente durante as dez semanas pós-desmama.

Entretanto, é preciso dar bastante atenção à cerca que separa os animais, garantindo que esta seja resistente o suficiente para que eles possam ficar separados.

Estratégia para fazer a desmama do bezerro com a ajuda da homeopatia

Também é possível utilizar a homeopatia para bovinos para fazer a desmama dos bezerros, já que o rebanho é considerado pela homeopatia um organismo único.

As vantagens do tratamento feito com homeopatia veterinária são:

  • Equilíbrio animal.
  • Facilidade de administração.
  • Inexistência de resíduos.
  • Ausência de contaminação do meio ambiente.

Além disso, em relação aos bezerros, os medicamentos homeopáticos ainda auxiliam na redução do estresse, no ganho de peso e na prevenção e tratamento de doenças.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo