Logo Arenales Blog

Confinamento bovino: dicas para aumentar a produtividade

16-06-2021 |

Você sabia que o confinamento de gado é uma das etapas mais importantes na produção agropecuária? Entretanto, existem formas adequadas para colocar seus animais em confinamento a fim de garantir um bem-estar completo.

Sendo assim, é preciso considerar alguns pontos de partida importantes, como quando é necessário colocar o gado de corte e leite em confinamento e de que formas o procedimento interfere na produtividade.

Por isso, para compreender melhor o funcionamento dessa prática, continue lendo nosso artigo e melhore o seu sistema de confinamento.

Quais as vantagens do confinamento?

O confinamento  é uma ferramenta de grande potencial, que auxilia, principalmente, nas etapas de produção e no manejo das pastagens, ajudando a contornar as dificuldades na manutenção das forrageiras.

Além disso, a prática estratégica  ainda permite a aceleração do crescimento bovino e a retirada dos animais de maior peso do campo durante o período de seca. 

Durante esse intervalo, os animais apresentam uma alta exigência nutricional,  por hora, ineficientes nas pastagens. É por isso que a contenção do rebanho acaba por gerar uma série de vantagens. Veja as principais vantagens deste sistema:

  • Idade de abate dos animais reduzida: os oito meses de pasto são reduzidos por menos dias de cocho, de forma a aumentar a eficiência produtiva.
  • Pasto menos lotado e baixo consumo de forragem na época mais crítica do ano, aumentando a produtividade da pastagem e reservando para as demais categorias.
  • Despesas reduzidas com reformas de pastagens degradadas.
  • Liberação das áreas de pasto para outras atividades durante o período de confinamento, como para a lavoura.
  • Produção de carcaças maiores, padronizadas e com bons acabamentos (cobertura de gordura).
  • Produção de carne em um período de maior escassez, beneficiando frigoríficos e o mercado consumidor.
  • Produção de adubo orgânico de alta qualidade: o esterco  pode ser aproveitado nos pastos ou na lavoura.
  • Mortalidade baixa devido ao controle sanitário.
  • Uso eficiente de maquinários, insumos e mão de obra.
  • Probabilidade de melhores preços e retorno rápido do capital investido.

Como preparar o gado para confinamento?

É importante que os produtores levem em consideração que o bem-estar do animal é sempre prioridade. Por isso, é fundamental estar atento às principais enfermidades que acometem o gado que está confinado.

Quando doentes, geralmente, o gado é tratado  com medicamentos, todos indicados por um veterinário capacitado. É nesse momento que você pode solicitar o apoio da homeopatia veterinária para bovinos.

Os tratamentos homeopáticos se diferenciam dos tratamentos alopáticos convencionais, pois são utilizados para tratar diversas doenças sem o risco de causar efeitos colaterais ou intoxicação dos animais. Além disso, são livres de resíduos químicos, preservando sua produção!

Como engordar o gado durante o confinamento?

O tempo de engorda pode variar e vai depender de vários fatores, como o potencial genético do animal, o sexo dos animais, o peso de entrada e saída do confinamento, além do tipo de dieta que é oferecida e de suplementação que o rebanho consumia no pasto.

Pode-se calcular que os animais apresentam ganho de duas arrobas por mês, alcançando um peso médio diário por volta de 1,5 kg e rendimento de carcaça médio de 55 %.

Outro fator de grande influência no ganho de peso é a idade. Os animais mais jovens apresentam maior eficiência em relação à conversão alimentar, já que o ganho de peso se dá pelo crescimento de massa muscular (tecido com alto teor de água).

Entretanto, um gado mais pesado necessita de mais alimento para cada quilo de ganho médio, pois está sintetizando mais gordura do que músculos. Por isso, a homeopatia animal tem se tornado uma excelente alternativa, pois pode ser oferecida junto com a ração ou sal mineral.

Ofereça o Fator Comfim Pó® para o seu gado de confinamento para ter uma conversão alimentar adequada e uma carcaça bem acabada. Controle a sodomia, evite os sintomas de estresse e as disputas de dominância e territórios que geram brigas e desgastes dos animais.

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo