Logo Arenales Blog

Como tratar sarna em suínos ?

28-08-2017 |

A sarna sarcóptica é a doença de pele mais frequente nos suínos, e causa muitos prejuízos à atividade suinícola.

A forma de transmissão da sarna em porco é maioritariamente pelo contato direto entre os animais, ou seja, quando há identificação de sarna em animal o risco de todos os animais do grupo estarem infectados é grande; também entre mães e filhos e entre macho e fêmea que acasalam; ou pode ser transmitida indiretamente por meio de pessoas, materiais de limpeza, alimentos, veículos de transporte ou instalações contaminadas.

sarna em suino

Causada pelo ácaro Sarcoptes scabei, a sarna de porco exige controle criterioso quando detectada, para não persistir no plantel.

As consequências da doença estão associadas à queda de peso, atraso no crescimento, redução da eficiência reprodutiva e da produção leiteira – o que resulta em filhotes com menor peso – enfraquecimento e, em casos extremos, até a morte dos animais. Os animais ficam muito nervosos e se coçam bastante, a inquietação constante faz o animal demorar mais para atingir o peso de abate, prejudicando a produção.

Saiba a importância da prevenção e controle da sarna suína

Como identificar sarna em porco?

O diagnóstico da sarna sarcóptica suína pode ser realizado com base nos sinais clínicos característicos e na visualização das lesões. As lesões podem ocorrer por todo o corpo, porém, são mais encontradas em regiões onde os pelos são mais finos como na cabeça, por exemplo.

Além disso, é importante ressaltar que o foco primário mais comum em porco com sarna é nas orelhas, há perda de pelos e pele espessa e crostosa.

Remédio para sarna de porco:

A Arenales Homeopatianimal® oferece o FATOR SARNA SUÍNO®, que é um medicamento homeopático complementar para o controle da sarna em suínos. O medicamento é produzido pelo laboratório Arenales de acordo com as boas normas de fabricação e qualidade dos medicamentos de uso veterinário.

É indicado para os reprodutores e para as matrizes. Após 10 dias de uso do FATOR SARNA SUÍNO®, as lesões da sarna de porco gradativamente estarão sendo reduzidas.

A sarna sarcóptica em suínos pode provocar perdas econômicas substanciais e colocar em risco a produtividade da criação e produção dos animais. O tratamento através dos medicamentos homeopáticos da linha Fatores® Arenales é indicado para sarna suína e outras doenças, não causam efeitos colaterais e tratam da saúde do animal de forma natural. As doses homeopáticas devem sempre ser administradas conforme indicação do médico veterinário.

remedio de sarna suina

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo