Logo Arenales Blog

Como e quando realizar a manutenção do aquário?

21-02-2022 |

Se você tem um peixe ornamental ou está pensando em ter, provavelmente já deve ter surgido na sua cabeça qual é o melhor método para limpar o aquário para peixes ornamentais.

Após quanto tempo ele deve passar por uma manutenção? Como devo fazer a limpeza? Quais são os produtos necessários? E ter esse pensamento é mais que certo — afinal, é de um lar que estamos tratando e ele deve estar agradável para que os pets aquáticos vivam bem.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te auxiliar na hora da limpeza. Confira!

Posso trocar toda a água da limpeza do aquário dos peixes ornamentais?

É isso que muitos pensam quando estão realizando os cuidados com os peixes ornamentais, mas esse não é um hábito adequado. Ao contrário do que a gente imagina em um primeiro momento, a ‘’água suja’’ precisa ser parcialmente conservada.

Inicialmente, coloca metade da água em outro recipiente com aerador, também pode colocá-los em um saco limpo fechado, como eles costumam vir das lojas, mas é preciso que essa água seja a do aquário que eles estavam antes.

Pode usar produtos de limpeza nesse processo?

Os produtos utilizados na limpeza devem ser bem armazenados e devem ser novos, para evitar que a água seja contaminada e, consequentemente, cause alguma reação nos peixes.

Para esfregar o fundo e as paredes do aquário utilize apenas água limpa, não passe nenhum tipo de produto de limpeza.

Depois da limpeza, como colocar os peixes de volta?

Para colocar suas espécies de peixes ornamentais, antes é preciso colocar uma água bem limpa.

Na hora de colocar a água de volta no aquário o ideal é usar um baldinho e ir jogando o líquido com cuidado em cima da mão, para ela não cair com força e com isso não demolir o substrato do fundo. Depois, coloque os peixinhos de volta com aquela água que sobrou. Assim eles não morrem.

Uma técnica que pode ser utilizada para deixá-los menos agitados durante esse processo é utilizar a homeopatia para peixes. Sua função não é de sedação, mas sim equilibrar seus sinais, assim ele ficará tranquilo.

Por que o aquário deve ser limpo?

O aquário é um ecossistema frágil e depende de uma boa filtragem biológica adequada para o seu bom funcionamento: o ciclo de nitrogênio.

Todas as necessidades dos peixes e também todas as plantas mortas entram em processo de decomposição, assim como os alimentos orgânicos despejados no aquário.

Esse sistema gera algumas toxinas, entre elas amônia que, ao entrar em contato com a água, produz hidróxido de amônia. A amônia, por sua vez, também é transformada em nitrito e nitrato, outros dois vilões dos aquários.

Por isso toda a importância da troca de água dos aquários.

De quanto em quanto tempo tenho que limpar o aquário?

Esse ponto depende. O ideal é que não seja sempre, mas deixar a água completamente cheia de limo também é prejudicial para os animais. Na dúvida, limpe sempre que o aquário começar a ficar esverdeado.

Mas, para ter certeza, consulte um especialista em peixes ornamentais.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo