Logo Arenales Blog

Animais ameaçados de extinção no Brasil

26-10-2015 |

Saiba quais espécies brasileiras correm risco de extinção, como a onça-pintada, o maior felino das Américas, e a pequenina ararinha-azul.

O Brasil é o país com maior biodiversidade de espécies no mundo, junto da Indonésia. Nosso país conta com a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, a Mata Atlântica e os Pampas. Esses seis biomas, tão diferentes, oferecem habitats distintos e permitiram o surgimento de novas espécies durante a evolução.

No entanto, a Mata Atlântica já perdeu mais de 90% de sua área original, o Cerrado cede espaço para a soja e para a cana-de-açúcar. Na Amazônia uma área equivalente ao estado do Sergipe é desmatada a cada ano e a Caatinga e o Pantanal sofrem modificações em sua paisagem.

Muitas espécies sentem essa perda de habitat e algumas acabam extintas. Assim, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Biodiversitas elaborou o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, lançado em 2008, que lista 627 espécies brasileiras ameaçadas de extinção, com base nos critérios utilizados pela União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês IUCN.

animais em extincao

Segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, 13% dos anfíbios, 10% dos mamíferos, 17,8% das borboletas, 19% das plantas e 21% dos peixes do mundo se encontram aqui.

Em 2009 começou um novo mapeamento da fauna brasileira para elaboração da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. 1 383 especialistas da comunidade científica se envolveram no processo de estudo de 12 256 espécies e utilizaram s critérios da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

Segundo o portal de notícias do ICMBio, a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) e a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), que tiveram suas populações recuperadas, foram algumas das 170 espécies (14 mamíferos, 23 aves, 2 répteis, 45 invertebrados terrestres, 82 peixes e invertebrados aquáticos) que saíram da categoria de animais ameaçados de extinção. No entanto, a nova lista possui 1 173 animais ameaçados divididos em três categorias: Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU)

A estimativa é que existam cerca de 1,8 milhão de espécies no Brasil, mas somente 10% são conhecidas pela ciência. A taxa de descrição de novas espécies brasileiras é de cerca de 1500 por ano.

Hoje, reservas e projetos de conservação lutam para a preservação de alguns animais ameaçados de extinção no Brasil. Mas ações menos pontuais, como o investimento em recursos renováveis, ajudaria a salvar essas espécies que têm direito à vida tanto quanto nós.

Veja acima a galeria de animais ameaçados no Brasil que a NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE preparou para você. <Clique Aqui>

Fonte: viajeaqui.abril.com.br

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo