Logo Arenales Blog

Vermífugo para bovinos: homeopatia oferece melhores resultados

19-04-2021 |

A homeopatia usada como vermífugos para bovinos está sendo uma das melhores opções do pecuarista para combater a verminose.

Apesar dos medicamentos homeopáticos estarem presentes há mais de 15 anos no mercado, apenas de alguns anos para cá começou o uso do remédio em larga escala, após o reconhecimento das grandes vantagens e dos benefícios oferecidos, tanto para os animais quanto para o produtor rural.

O mercado e a população vem exigindo cada vez mais produtos de maior qualidade e livre de produtos químicos. A partir desse momento, os pecuaristas investem na homeopatia e notam uma melhoria significativa na saúde do bovino e em suas produções.

Qual o melhor vermífugo para bovinos?

Por causa dos parasitas como o carrapato, mosca chifre, berne e verminose, o animal pode apresentar emagrecimento, anemia, falta de apetite, barriga estufada, diarreia, pelos arrepiados e sem brilho, dependendo da gravidade e intensidade dos sintomas o animal pode vir a falecer.

Dessa forma, os bovinos terão uma boa sanidade e bem-estar, o agricultor garante a lucratividade e boa qualidade no seu plantel.

Primeiramente, sempre vistorie sua propriedade, não deixe lixos ao redor para evitar a proliferação de parasitas. Segundo ponto, divida os pastos em piquetes para diminuir a incidência, divida as espécies de animais para não haver transmissão, controle o excesso de lama e sempre que adquirir um novo gado realize a vermifugação para não correr o risco de contaminar os demais animais.

É de suma importância agendar uma visita do médico veterinário à sua propriedade para que ele possa orientar o uso do melhor remédio homeopático para bovinos. Opte por tratamentos não invasivos e de composição natural como a homeopatia, para que o animal não sofra e apresente bons resultados por longos períodos.

Qual a melhor época para vermifugar o gado com remédios homeopáticos?

Os maiores indícios de animais com parasitas ocorrem na época que vai do início da seca até o início das águas. Isso acontece em função da baixa disponibilidade de nutrientes no pasto. Portanto, esse é o momento ideal para utilizar vermífugo para o gado, sendo o mesmo período da vacinação contra a febre aftosa.

Em cada etapa em que o bovino se encontra, existe o período correto para medicá-lo com a homeopatia veterinária. Os bezerros recém-nascidos devem ser tratados logo após o nascimento. A cria e recria devem ser vermifugadas no mês de maio e novembro. As vacas prenhas recebem o tratamento ao menos uma vez por ano e, por volta de 30 dias, antes da data prevista para o parto. Bovinos de engorda em terminação devem vermifugar antes da entrada em pastagens vedadas.

Lembrando que, independente do ciclo que o boi estiver, homeopatia animal é eficaz, tem efeitos que duram por um longo período e servem como um calmante natural, já que contém ingredientes que tiram o estresse e a ansiedade, melhorando o bem-estar.

Como a homeopatia atua no controle de doenças em gado leiteiro?

A homeopatia para bovinos é um método terapêutico capaz de tratar e prevenir diversas doenças, principalmente no gado leiteiro, com o intuito de reduzir a resistência microbiana. Além disso, quando comparado à medicina tradicional, a homeopatia para boi apresenta a capacidade de proporcionar uma melhoria na qualidade da produção de leite e no bem-estar animal.

Uma grande vantagem do uso desse tipo de medicamento é sua composição natural e orgânica, eliminando qualquer probabilidade de encontrar resíduos químicos no leite. Outro benefício a ser considerado, é a forma de administração, fácil e simples, basta aplicar o remédio na água ou no sal e o animal aceita sem nenhuma dificuldade.

Notou diferenças no comportamento do animal ou verificou uma anormalidade na saúde? Consulte seu médico veterinário para que ele consiga avaliar a causa do problema e o vermífugo para o bovino ideal no caso.

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo