Logo Arenales Blog

Criação de galinhas: estratégias para controle do estresse com homeopatia

19-04-2021 |

O estresse térmico é um problema comum na criação de galinhas. Isso se dá porque a maior parte da produção de aves no Brasil encontra-se em regiões onde o estresse calórico pode causar problemas aos animais, influenciando em seu desempenho.

O estresse é causado devido à alta retenção de calor em oposição à baixa capacidade de eliminá-lo. Ou seja, uma galinha que se encontra nessas condições tenta trocar sua temperatura com a do meio a fim de amenizar seu desconforto. Todo esse esforço pode levá-la ao estresse.

Saiba como a homeopatia animal pode ajudar no controle do estresse e trazer benefícios para sua criação de aves no decorrer deste artigo.

Prejuízos causados pelo estresse na criação de galinhas

Os principais prejuízos causados pelo estresse nas aves são a queda da produtividade e o aumento na taxa de mortalidade. Os sintomas do estresse podem ser observados de forma simples, pois as aves estressadas tentam manter sua termoneutralidade por meio do aumento da frequência respiratória.

Para que a troca de calor com o ambiente aumente, as aves se agacham e mantêm as asas afastadas do corpo. Com isso, ocorre um aumento da área superficial do corpo e do fluxo sanguíneo para as áreas descobertas pelas penas, como crista e barbela.

Além desses, outros indícios de calor que implicam no estresse térmico são:

  • Bico aberto por muito tempo.
  • Elevação significativa no consumo de água.
  • Aumento da taxa respiratória.

Mas como resolver o problema do calor na avicultura?

É preciso entender de antemão o que não deve ser feito, principalmente porque algumas medidas não resolverão o problema e ainda farão com que ele piore.

Um exemplo prático disso é quando o produtor aumenta o consumo de água ou molha o local onde as aves dormem. Isso gera um desequilíbrio mineral e uma produção acelerada de amônia, agravando ainda mais a situação.

Ao invés de tomar uma atitude como essa, a melhor saída é rever o local onde as aves estão alocadas e pensar em um sistema de ventilação. 

Para uma determinada faixa de temperatura ambiental, a ave mantém sua temperatura corporal constante com mínimo esforço dos mecanismos termorregulatórios. Tal situação também é conhecida como Zona de Conforto Térmico (ZCT) ou de termoneutralidade, em que não há sensação de frio ou de calor, e ela faz com que o desempenho do animal em qualquer atividade seja otimizado.

Como a homeopatia ajuda no controle do estresse?

A homeopatia é uma fonte de tratamento alternativo e seu objetivo é estimular o sistema de cura natural. Por sua vez, a homeopatia para galinhas contribui para o manejo sanitário, proporcionando maior resistência e permitindo que elas corrijam seus próprios desequilíbrios.

E os benefícios não param por aí! É possível notar também:

  • Melhor qualidade dos ovos, com casca mais resistente e uniforme.
  • Melhor fecundação e eclosão (maior produção de pintinhos).
  • Pintinhos mais sadios.
  • Bom desenvolvimento, resistência a doenças e ao estresse.
  • Permanência das aves no sistema de reprodução por mais semanas, com ovos de qualidade.

Quais produtos homeopáticos são indicados para galinhas?

Encontre na Arenales os melhores medicamentos homeopáticos para galinhas! Um exemplo é o Fator Estresse Aves®, que auxilia no controle do estresse desde o nascimento ao transporte.

Os Fatores Arenales® ainda promovem o controle de doenças naturalmente e não agridem o meio ambiente, pois são livres de resíduos químicos, trazendo benefícios também ao consumidor.

Além disso, a homeopatia veterinária tem baixo custo e favorece o aumento das defesas naturais do organismo dos animais, estimulando o metabolismo e fazendo com que eles se desenvolvam com rapidez e uniformidade.

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo