Logo Arenales Blog

Vira-lata: tudo sobre o cão sem raça definida

13-05-2020 |

Vira-lata

Os SRD (sem raça definida) conhecidos popularmente como “vira-latas” são os cãezinhos presentes nos lares de muitas pessoas. Acolhidos por vários motivos: desejo de ter um amigo novo, tirar das ruas, etc. 

Eles não têm uma natureza definida, é uma mistura de várias raças que formam o que eles são, ou seja, sua origem é contada por ele mesmo, sua própria história quem diz quem ele é. E no fim, eles são amáveis tanto quanto um cachorro que possui um Pedigree. 

Preconceito com vira-latas

Por não ter uma origem definida, não ser o cachorro de raça visto com bons olhos em filmes e na realidade, os cães vira-latas costumavam – e ainda costumam, por algumas pessoas – serem conhecidos como “cachorro de rua”. 

Uma visão negativa na qual sugere que seu lugar é onde há lixo, isso pois, a maioria são abandonadas e precisam ir à procura de alimentos nas ruas. 

SRD

5 Motivos para adotar um vira-lata

Não custa nada, mas vale muito! – Ao invés de você gastar uma nota em um cachorro de raça, você pode optar em adotar um vira-lata, na qual tem uma quantidade enorme por aí querendo um lar. 

Transformar a vida de um animalzinho – O Brasil, atualmente possui cerca de 172 mil animais abandonados sob os cuidados de ONGs e grupos protetores. Imagine os cachorros vira-latas que não recebem carinho, a maior parte se encontra em condições de vulnerabilidade isso quando não são abandonados por completo e precisam ficar em Ongs. 

Ao decidir adotar um vira-lata como seu novo amigo, além de você dar um lar novo a ele, você transforma a vida dele e claro, sua vida também. Eles são espertos, carinhosos e adoram brincar.  

Alta resistência – Aqueles vira-latas que vieram de condições precárias, tiveram que sobreviver no meio de adversidades acabam sendo mais resistentes, isso é a seleção natural. Os mais fortes sobrevivem. 

Dá abertura para outros serem adotados – Como dito anteriormente, cães que são abandonados e recebem abrigos em Ongs e grupos protetores precisam, de certa forma, de verba para que consigam sustentar e manter estes abrigos funcionando. Ao adotar você libera espaço para outro animalzinho poder ser acolhido. 

Exemplo e referência para outros adotarem – Embora o preconceito em relação àqueles que têm animal de raça tenha sido diminuído, quando você opta em adotar um vira-lata as pessoas poderão ver você como referência e quem sabe seguir seu exemplo. Seja um influenciador, mostre que com raça definida ou não, eles são companheiros da mesma forma.

Vira-latas doenças

Predisposição genética de vira-lata

Os vira-latas embora apresente maior resistência à doenças não exclui a possibilidade de serem imunes a todas doenças existentes, eles continuam sendo um ser vivo sujeito a ter alergias e outros problemas de saúde. 

Mas como a maior parte dos vira-latas são pegos de abandono, na rua, ou de adoção por parte de algum amigo ou familiar, não tem como saber exatamente quem são seus pais, ou seja, não tem como prever quais as possíveis doenças que podem afetá-los. 

Assim, recomenda-se a frequência dele ao veterinário para sempre manter a saúde do seu vira-lata boa e saudável.  

A única forma de supor a quem eles descendem é observar aspectos de sua fisionomia e personalidade. Dessa forma, é possível ter uma ideia das doenças típicas de determinada raça. 

Cuidar da saúde do seu vira-lata

Controlar e prevenir carrapatos

Dependendo do lugar na qual você adotou seu vira-lata ele pode vir acompanhado de pulgas e carrapatos, mesmo que não tenha certeza se ele realmente tem, é bom prevenir para evitar possíveis surpresas. 

Doença do carrapato em filhotes: como ficar atento

Assim, a Arenales tem o medicamento FATOR ECTO CÃO® indicado para controle complementar de carrapatos, podendo ser administrado em animais de qualquer idade, e até mesmo em fêmeas prenhes ou em lactação. 

Vermes em vira-latas

Se o seu cãozinho estiver com vermes é necessário que leve ao veterinário e que com o medicamento homeopático complementar da Arenales, seja administrados neles o FATOR VERMES PET® para eliminação dos parasitos. 

Controlar o estresse

Cães que passam por momento traumatizantes, de abandono, confinamento em áreas reduzidas, desmama, entre outros, podem acabar desenvolvendo estresse e medo de se relacionar. 

Para isso, a Arenales tem o medicamento homeopático FATOR ESTRESSE PET® indicado para essas situações de mudanças na qual age no processo de socialização dos cães. 

Adote vira-lata
Campanha promovida pela ONG Ampara Animal

Conclusão

Vamos espalhar o amor de quatro patas, sem preconceito. Se tiver em busca de um companheiro, procure pessoas ou abrigos que estejam doando vira-latas. E claro, que seja um amor recíproco, dê amor e cuide da saúde do seu Pet. 

Leia também: Como ajudar animais abandonados?

A Arenales Homeopatianimal, está aqui para trazer conteúdos sobre o mundo animal e saúde do seu pet mediante o tratamento de homeopatia animal. Qualquer dúvida fique a vontade para deixar seu comentário. Até a próxima.

 

 

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo