Logo Arenales Blog

Tratamento pela Homeopatia

07-09-2007 |

O método tem uma grande vantagem: não deixa resíduo químico no leite.

A medicina veterinária homeopática começou a se desenvolver no Brasil a partir da década de 80. Antes disso, bem poucos profissionais a praticavam. Em 2000, o Conselho Federal de Medicina Veterinária habilitou a associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) a conceder títulos de especialista em homeopatia Veterinária, mas esse tipo de tratamento permanece desconhecido pela maioria dos produtores. É muito fácil encontrar um medico veterinário de formação tradicional do que um com especialidade em homeopatia.
É possível que essa historia mude aos poucos porque os produtores que recorrem a homeopatia vêem vantagens nesse tipo de tratamento. Uma delas é a possibilidade de tratar o gado de uma forma mais natural”. A homeopatia ganhou evidência quando se começou a pensar em segurança alimentar.

Objetivo:estabilizar o organismo

Para a homeopatia quando o animal está doente significa que há um desequilíbrio do sistema biológico. O remédio age estabilizando o organismo. Um bom exemplo disso é a aplicação da homeopatia no controle de parasitas.”O remédio homeopático vai criar defesas no animal para que o parasita não se desenvolva em seu organismo. Enquanto o tratamento tradicional ataca o agente (o parasita), a medicina homeopática regula e estimula a defesa do organismo do animal para impedir o desenvolvimento das doenças parasitárias. Ou seja, o remédio homeopático, corretamente prescrito, aumenta a resistência do animal para que ele não seja atacado por parasitarias”.

Tratar o rebanho

A homeopatia pode tratar um animal individualmente ou o rebanho. A médica veterinária homeopata, Maria Do Carmo Arenales, do laboratório veterinário Homeopático Fauna & Flora Arenales, considera que é possível usar uma única forma homeopática para prevenir e tratar as principais doenças que afetam o rebanho leiteiro. Essa fórmula é colocada junto ao sal oferecido aos animais e, segundo ela traz resultados expressivos. Maria Do Carmo explica: “Samuel Hahnemann, considerado o pai da homeopatia ,deixou escrito que quando tratamos uma população grande é possível usar uma técnica chamada genius epidemicus, ou seja tratar todos de uma mesma maneira”. O importante é a resposta que se obtém, que tem sido excelente, afirma ela. “As formulações homeopáticas aumentam o que chamamos de imunidade inespecífica. Com isso o animal se torna mais resistente ás doenças e, por exemplo diminuem significativamente os casos de mastite e as conseqüências prejudiciais provocados pelos carrapatos”.
Mas Maria Do Carmo adverte: “Não adianta usar homeopatia sem cuidar do manejo.”Nenhuma técnica traz bons resultados se não forem obedecidos os princípios básicos de manejo”.O produtor José Humberto Amorim Camelo, da fazenda Bugre, em Trindade (GO), viveu duas experiências distintas com a Homeopatia. Ele conta: “Havia tentado antes e a homeopatia não resolveu meus problemas. Fiz uma nova tentativa no inicio de 2007 e os resultados estão sendo bem satisfatórios”. Seu grande problema era com os carrapatos. Depois que começou com a homeopatia, isso mudou. No inicio de julho, ele comentou: Não faço pulverizações há dois meses”. Amorim Camelo também se diz satisfeito com os resultados da Homeopatia na mastite clinica. Com um rebanho de pouco mais de 70 vacas em lactação, afirma: “Antes de começar com a homeopatia, toda semana aparecia pelo menos um caso de mastite clinica. Os casos foram se espaçando e, em junho, não tive nenhum”.Alem dos bons resultados com os carrapatos e com a mastite clinica, Amorim Camelo aponta outra vantagem da homeopatia: “Temos que pensar na qualidade do leite visando a exportação. Um dos caminhos é o uso de produtos que não agridam os animais nem deixem resíduos e a homeopatia é valida nesses aspectos”.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo