Logo Arenales Blog

Tratamento homeopático em gado de leite é realidade para produtores

07-06-2008 |

A homeopatia é uma técnica médica que pode, também, ser associada com grande êxito à acupuntura, fototerapia, naturopatia e terapia floral. Ela atua no organismo de forma natural, respeitando e incentivando os mecanismos de cura, através da estimulação imunológica no combate a vírus, bactérias, fungos, outros males e até câncer. Até bem pouco tempo, essa especialidade médica era voltada apenas a humanos, mas agora suas possibilidades terapêuticas vêm sendo usadas com sucesso no campo da veterinária.

E não faltam novidades no setor. Segundo a veterinária Ivane Gonçalves Fonseca, quando o homeopata faz um trabalho preventivo em uma propriedade, por exemplo, é feito o chamado tratamento populacional. Esse tratamento consiste em englobar os animais afetados em um único grupo, considerando as características das espécies e a raça, incluindo ainda os fatores ambientais, os sintomas, as modalidades e etiologias. O procedimento é feito para se obter um único remédio compatível a todos. Normalmente os animais que não respondem ao tratamento são medicados individualmente com um novo remédio que seja peculiar a seu organismo. “Toda enfermidade pode ser tratada com homeopatia, salvo os casos cirúrgicos, e emergenciais”, afirma Ivane. Mesmo assim, a homeopatia pode ser utilizada na recuperação do pós-cirúrgico, melhorando a vitalidade do organismo. “Para nós, homeopatas, não existe patologia incurável, o que existe é o indivíduo incurável em sua energia vital – esta, quando esgotada, não responde à terapia”, acrescentou a doutora.

Para ela, através da homeopatia, é possível aumentar a produção de leite. Há estudos que comprovam um aumento de até 10% no volume de leite produzido, e uma melhora na qualidade do produto. Esse ganho engloba, principalmente, o teor de proteínas e de gordura, além da lactose. É que a medicação homeopática atua através do sistema nervoso central, favorecendo a assimilação dos nutrientes, estimulando a produção da glândula mamaria e a resistência orgânica, reduzindo assim a contagem de células somáticas (CCS) e a ocorrência de mastites clínicas e subclínicas.

Campo de Atuação

Vale registrar que os campos de atuação são amplos. Para Ivane Fonseca, a homeopatia pode ser usada até mesmo como terapia para fertilidade, pois age também no estimulo aos órgãos reprodutores e ao ciclo ovariano, a fim de aumentar o número de ovulações e diminuir o intervalo entre partos. Com isto, promove-se maior número de cios férteis.

A homeopatia pode ser usada ainda em outras situações, tais como, no preparo do ambiente uterino nas transferências de embriões, na ocorrência de perda embrionária precoce, controle hormonal, de modo a instigar a atividade do corpo lúteo. O combate às mastites é outro item em que age com sucesso, pois atua na glândula mamaria protegendo o úbere e aumentando a capacidade de defesa e proteção contra ataques dos carrapatos, vermes, bernes e da mosca do chifre.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo