Logo Arenales Blog

Revista AveWorld destaca homeopatia na avicultura

18-05-2004 |

A Homeopatia se desenvolve dentro do sistema de produção de aves como uma importante alternativa ao produtor.

Por Maria do Carmo Arenales

A veterinária homeopática segue basicamente os mesmos princípios da medicina: ver o animal como um todo sustentado pela força vital. E, ao contrário do que muitos pensam, à homeopatia aplicada na veterinária é uma realidade que tem apresentado excelentes resultados práticos, desmistificando alguns conceitos e apresentando vantagens sobre à medicina oficial.

Dentro desta realidade este artigo objetiva apresentar, em forma de itens, a aplicação e os benefícios da homeopatia na veterinária mostrando sua viabilidade e reforçando suas vantagens sob o aspecto de cura e até mesmo financeiro.

I – Ação rápida e eficiente

Existe uma falsa crença que sugere ser o medicamento homeopático de ação lenta, razão pela qual o tempo de resposta do organismo para com o remédio deixaria à desejar. Na verdade, esse é um preconceito gerado por uma desinformação popular, que muitos contrários à homeopatia gostam de divulgar.

Já está comprovado que o tempo de reação do organismo é proportional ao tempo da afecção se estivermos diante de um processo agudo instalado em pouco tempo (por exemplo, uma diarréia) teremos à resposta em poucas horas. Porém, se à afecção estiver instalada há meses, com comprometimento de contaminação ambiental, revelando-se um processo crônico (como uma Coccidiose), teremos à resposta do organismo em algumas semanas e à cura instalada em meses, dependendo de coda caso, e sempre se considerando o plantel como um único organismo que estará na realidade realizando à descontamina ação ambiental.

II – Homeopatia e patologias graves

Outro grande preconceito diz que devemos usar à Homeopatia em afecções benignas, onde não existe risco de vida, deixando à alopatia agir em patologias graves. Essa é mais uma avaliação sem sentido já que à rapidez da resposta do organismo frente ao medicamento homeopático em casos de patologias agudas pode retirar o animal do perigo eminente em curto espaço de tempo.

Assim, é preciso salientar o concerto de curável na homeopatia. Para o Homeopata não existe patologia incurável, o que pode existir é o indivíduo incurável ou seja, aquele que tem sua energia vital esgotada não responde à medicação.

Na homeopatia veterinária, não existem doenças incuráveis: nos casos de Laringotraqueite Infecciosa das aver (afecção considerada incurável de agente etiológico virótico, com terapêutica apenas sintomática), per exemplo, frequentemente os animais responderão em poucos dias ao tratamento a esse processo agudo e não apresentarão seqüelas após estarem completarnente restabelecidos. Observer-se uma redução gradativa de sintomas e de óbitos no plantel.

III – Lucratividade na produção

Como a medicação homeopática é exclusividade energética, já que não há matéria no medicamento, não existe o risco de animais medicados transmitirem para o ovo e a carne os remédios ingeridos, ao contrário da alopatia e seus antibióticos, entre outros medicamentos. Dessa forma o produtor estará de acordo com a tendência mundial do controle de resíduos nos alimentos.

Viabilizando o uso destes produtos para consumo, o produtor continua a aufetir lucros e garantir alimentos saudáveis para o consumidor. Isso sem contar que os animais estão livres de sofrerem intoxicações medicamentosas (iatrogenia).

IV – Custo menor e saúde maior

Os lucros também podem ser contabilizados de outra forma, beneficiando o proprietário e o clínico, já que os medicamentos homeopáticos custam menos que os alopáticos e permitem que a recuperação do organismo ocorra em curto período de tempo. Somando também a redução de mortalidade e a manutenção da produção.

V – Fácil administração e ingestão

A facilidade de administrar o medicamento homeopáticos é outra vantagem que deve ser considerada pelo veterinário: os remédios são preparados de acordo com a palatabilidadc indiv

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo