Logo Arenales Blog

Quando vermifugar o rebanho?

17-08-2021 |

A vermifugação do rebanho é um dos cuidados fundamentais para garantir a saúde e produtividade dos animais. Quando não vermifugados, os bovinos ficam suscetíveis a parasitas como carrapatos, moscas do chifre, berne e verminose, condições que competem com o animal pelos nutrientes e, por isso, afetam a qualidade e volume de produção do rebanho.

Por que vermifugar o gado?

Os parasitas são responsáveis por uma série de doenças. Por isso, montar um plano estratégico para vermifugar o rebanho se apresenta como uma necessidade básica na pecuária brasileira.

A vermifugação estratégica tem caráter preventivo para evitar que o gado desenvolva os sintomas comuns de verminoses bovinas, como: baixo consumo de alimento, diarreia, fezes escuras, baixo ganho de peso e, em casos mais graves, o desenvolvimento de um quadro de anemia,  o que coloca o animal em  risco de morte.

Quando aparecem os primeiros animais com sintomas, é sinal de que já existe uma infestação a ser controlada.

Em geral, as infestações ocorrem por meio de ovos presentes nas fezes do gado, que, contaminando as pastagens, impõem um ciclo de reinfestação, visto que os bovinos se alimentam do pasto.

O controle desse problema é delicado, por isso, há a necessidade de um protocolo de vermifugação que deve ser iniciado logo nos primeiros dias de vida dos bezerros.

Melhores períodos para vermifugar o rebanho

A melhor época para realizar a vermifugação do gado vai do início da seca até o início das águas, ou seja, inicia-se na segunda quinzena de abril e vai até o final da segunda quinzena de maio. Nesse período, é comum que os pastos tenham uma baixa oferta de nutrientes, o que favorece o aparecimento de verminoses. Assim, é  o momento ideal para combatê-las.

Já as vacas prenhas devem ser vermifugadas pelo menos 30 dias antes do parto. Lembrando que a vermifugação das mães não elimina a necessidade de proteção dos bezerros, que devem receber o tratamento preventivo entre o segundo e terceiro mês de vida até que ocorra a desmama. É importante que aconteça o reforço a cada 60 ou 90 dias.

Indica-se que o gado de corte em fase de terminação receba a vermifugação antes da entrada em pastagens vedadas, pois, assim, são garantidas melhores condições para o ganho de peso.

Outro ponto fundamental a ser destacado é a necessidade de vermifugação de animais recém chegados à fazenda para evitar possíveis contaminações.

De modo geral, há a indicação de vermifugação de todo o rebanho adulto de uma a duas vezes por ano. A escolha dos melhores períodos se deve à estratégia para otimizar a produção.

Tratando e prevenindo vermes com homeopatia veterinária

A homeopatia veterinária é uma aliada importantíssima no combate aos parasitas bovinos. Além de atuar como vermífugo para o gado, essa medicação complementar é desenvolvida com ingredientes 100% naturais que não deixam resíduos na carne e nem na produção de leite de vacas leiteiras.

Com mais de 20 anos de pesquisa e inovação na homeopatia animal, a Arenales conta com o Fator C&MC Pó®, um medicamento homeopático complementar indicado para o controle de carrapatos, moscas de chifre, moscas domésticas, bernes, vermes e tratamento de cisticercose, eimeriose ou coccidiose.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo