Logo Arenales Blog

Período chuvoso requer atenção com os pets

06-02-2017 |

Como sabemos, o período atual, o verão, é caracterizado pelo calor constante, mas também pelas pancadas de chuva no fim do dia. Apesar de dar uma boa refrescada no clima seco e árido, o período chuvoso pode transmitir diversas doenças para os pets.

Isso acontece, pois é justamente no período de chuvas que existe um enorme aumento na incidência de leptospirose em pets, já que a bactéria leptospira interrogans, transmissora da doença, é eliminada através da urina dos animais doentes ou portadores, que é conduzida pela chuva, expondo os demais animais que tem contato com esta água.

Dessa forma, chamamos a atenção para a principal forma de prevenir que é mantendo seu animal de estimação sempre vacinado, evitando ao máximo que ele tenha contato direto com água de enxurradas ou enchentes.

Caso seu pet tenha algum tipo de ferimento, o cuidado deve ser redobrado, pois qualquer machucadinho serve como porta de acesso ainda maior para contração da doença.

Outras doenças infectocontagiosas que os pets podem contrair com os períodos de chuva, são: Parvovirose, cinomose, hepatite infecciosa, dirofilariose (verme do coração), dentre outras nos cães e doenças do complexo respiratório felino e panleucopenia felina nos gatos.

Além disso, assim como a gente, os pets também ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias nesse período. Para os cães, destacamos o risco de apresentar a traqueobronquite infecciosa canina (gripe canina ou tosse dos canis), que tem sintomas similares à gripe humana: coriza, irritação nos olhos, tosse seca (ou com secreção), e pode estar associada a infecções virais e bacterianas, como pneumonias. Já os gatos apresentam uma incidência maior de obstrução uretral, pois dormem mais e acabam ingerindo menos água.

Outros problemas de saúde que podem ser ocasionados nos pets durante esse período, são:

– Hipotermia: Os pets molhados podem ficar com frio, o que pode fazer a temperatura do corpo cair bruscamente.

– Problemas articulares: Naturalmente, com a chegada do clima mais ameno estes problemas surgem com maior frequência.

– Problemas de pele: As dermatites também aparecem rapidamente nessa época. Isso acontece porque os pets se molham e os pelos acabam demorando mais tempo para secar, criando um cenário perfeito para ácaros, fungos e bactérias.

Dessa forma, é importante rever as vacinas do seu pet e consultar com o veterinário a necessidade de uma cobertura extra para estar protegido. Também ajuste os passeios, evitando passear após as chuvas, tenha cuidado com o horário de banho para ele não se resfriar, e se seu cão dorme do quintal, verifique se há algum lugar para ele se abrigar durante a chuva.

Afinal, as medidas de prevenção são as melhores para proteger nossos pets das ameaças típicas dessa época do ano.

Fonte: blog.holipet.com.br

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo