Logo Arenales Blog

Parvovirose – O que é e como tratar seu pet

07-07-2016 |

A Parvovirose é uma doença causada por um vírus, que ataca principalmente o trato intestinal provocando diarreia, vômitos, febre e perda da capacidade imunológica do animal.parvovirose

É uma doença extremamente perigosa, transmitida através das fezes do animal e possui uma alta incidência de óbitos. Cerca de 80% dos casos acabam em morte do Pet.

Essa doença acomete cães e gatos, sendo mais severa nos cães. Deve ser tratada imediatamente após os primeiros sintomas para reduzir as chances de óbito do seu animalzinho.

Quais os sintomas da Parvovirose?

Os principais sintomas dessa doença são:

  • Vômito
  • Letargia (apatia, sem ânimo)
  • Anorexia (sem fome)
  • Perda de peso muito rápido
  • Diarreia com sinais de sangue (principal sintoma)

Esses sintomas começam a aparecer 4 ou 5 dias após o contato com o vírus. O vômito é o primeiro sinal, porém como acontece em várias outras doenças, o dono do animal não o leva ao veterinário acreditando ser apenas uma indisposição.

Por causa da demora para ser diagnosticada, na maioria dos casos, a Parvovirose já se encontra em estado avançado, dificultando ainda mais o tratamento eficaz e satisfatório, contribuindo para o aumento da taxa de mortalidade.

As diarreias associada ao vômito faz com que o animal se desidrate rapidamente, perdendo a sua capacidade de absorver nutrientes essenciais para a homeostasia do seu organismo.

Tratamento para Parvovirose

Primeiramente o animal afetado pela parvovirose é isolado para evitar o contágio com outros animais. Após o isolamento, o animal é tratado através de via oral e/ou parenteral por soluções isotônicas de sais minerais, glicose e vitaminas (Vitamina C e B6 principalmente). A vitamina B6 auxilia na função anti-hemética, enquanto a vitamina C protege a mucosa dos efeitos ocasionados pelo vírus.

Paralelo a isso, deve-se administrar antibióticos para evitar infecções secundárias causadas por bactérias de associação, devido a baixa imunidade do animal.

Prevenção da Parvovirose

A melhor forma de prevenção dessa terrível doença é a vacinação anual do seu pet e limpeza adequada do ambiente onde o seu animal vive.

Nos filhotes, é necessário aplicar quatro doses da vacina num intervalo de 3 a 4 semanas de cada aplicação. E após essas aplicações, a vacina deve ser reforçada anualmente.

Na Arenales você encontra o FATOR INFECÇÕES PET, indicado como tratamento complementar em processos infecciosos como a Parvovirose. Esse tratamento homeopático age determinando um incremento na resposta imunitária do organismo ativando os mecanismos de defesa do animal, potencializando a sua recuperação.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo