Logo Arenales Blog

O uso de medicamentos homeopáticos no combate às pulgas e carrapatos

20-04-2008 |

“São raríssimos os casos de donos de cães e gatos que não tenham enfrentado uma infestação de pulgas e carrapatos em seus animais, principalmente com a chegada do verão, já que a presença de calor e umidade compõem o ambiente perfeito para a ação desses parasitas.

As pulgas se reproduzem muito rapidamente e se a infestação não for combatida, o problema toma proporções assustadoras. Além da dermatite alérgica, a picada da pulga causa vários tipos de doenças como peste bubônica, tênia, entre tantas outras. A ação dos carrapatos pode representar ainda mais riscos, já que eles transmitem doenças como babesiose, erliquiose e febre maculosa, zoonose (doenças transmitidas dos animais aos homens) que pode ser fatal inclusive nos seres humanos.

O uso de medicamentos que combatem pulgas e carrapatos deve ser periódico, mesmo porque a eliminação dos parasitas no corpo dos animais não significa o fim do problema. Em alguns casos, o ambiente também está infestado, e neste caso, é preciso usar produtos que individualize a proliferação de ovos e larvas.

O Laboratório Veterinário Homeopático Fauna & Flora Arenales oferece ao mercado os medicamentos P&P Animal ®, que pode ser usado em cães e gatos para combater as pulgas; e P&P Canil ®, indicado para aplicação em pisos, inclusive carpetes, tapetes, e panos de dormir do animal; ambos estão cadastrados no Ministério da Agricultura e têm como princípio ativo insetos dinamizados, possuindo a função de inativar o ciclo das pulgas. Já no combate aos carrapatos, bernes, moscas de orelha, e erliquiose em cães, o Laboratório traz o FATOR ECTOCÃO®, que possui como veículo a sacarose e é preparado também a partir de parasitas dinamizados.

Um dos principais benefícios desses medicamentos homeopáticos é que não apresentam contra-indicações e nem reações adversas aos animais, também, a contínua utilização não oferece resistência alguma, tornando-se um produto seguro para o uso prolongado, além disso, por serem medicamentos dinamizados, não deixam nenhum resíduo no corpo dos cães e gatos tratados.

Uma dica que costumo passar para as clínicas veterinárias, pet shops e lojas do setor, é que eles devem se preparar com antecedência para a temporada de combate a esses parasitas, tendo estoques suficientes para atender a demanda, assim como podem, e devem, criar, já no mês de agosto, as campanhas de alerta e conscientização para os carrapatos, principalmente no verão. Já nas regiões em que as temperaturas são elevadas durante todo o ano, esse trabalho deve ser realizado constantemente”.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo