Logo Arenales Blog

O superalimento

07-02-2008 |

Até para emagrecer o ovo é um aliado. Além de ser uma fonte generosa de nutrientes importantes, um ovo de galinha contém, em média, 70 calorias. Ele é, disparado entre outros alimentos, o mais completo e mais rico em quantidade de vitaminas. Todos esses elementos nutritivos do ovo são encontrados tanto nos de casca branca quanto nos de casca avermelhada. Mas nem todo mundo sabe sobre a sua real qualidade nutritiva.

O ovo foi por muito tempo discriminado e considerado o vilão da dieta humana. O produto era considerado sinônimo de colesterol e abolido do consumo. No entanto, incessantes pesquisas demonstraram que o ovo é sim um alimento fundamental para a dieta humana e que os seus níveis de gordura e de colesterol são bem mais baixos do que se acreditava. Um ovo grande, por exemplo, contém apenas 2g de gordura saturada e 239mg de colesterol (somente a gema). Dessa forma, alguns especialistas afirmam que, se o colesterol no sangue da pessoa estiver normal, ela poderá consumir, sem preocupação, de duas a três porções de ovo ao dia, substituindo a carne.

Sob o aspecto nutritivo, o ovo é uma proteína de alto teor biológico, com excelentes quantidades de ferro, zinco, selênio, vitamina A, complexo B, luteína, zeaxantina, lecitina, colina e ácidos graxos monoinsaturados (semelhante ao azeite extra-virgem). Na clara, estão cerca de 85% de água e albumina, a substância protéica. E na gema encontra-se concentrada a maior parte das proteínas e das vitaminas.

Segundo o médico nutrólogo, professor, e diretor da Abran, Dr. Edson Credidio, o ovo é um super alimento e deve ser consumido regularmente. Só recomendo, como médico nutrólogo, que não seja frito e sim cozido, feito sem óleo, ou mexido.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo