Logo Arenales Blog

Meu cachorro pode comer frutas?

21-01-2020 |

fruta para cachorro

Que fruta faz um bem danado quando incluída na rotina dos seres humanos, isso a gente já sabe! Mas a dúvida frequente de muitos tutores de cãezinhos é: meu cachorro também pode comer frutas? Quais?  Que benefícios ou malefícios elas podem gerar para eles?

Se você faz parte desse time, vem com a gente que vamos explicar direitinho quais frutas você pode incluir na alimentação do seu fofuxo sem preocupação e quais você deve eliminar da lista. Lembrando que, sempre que houver dúvida, pedir orientação ao (a)  Médico (a)  Veterinário  (a) de confiança.

Como introduzir as frutas na alimentação do meu cãozinho?

O primeiro ponto que precisa ficar claro é que as frutas entram apenas como complemento da alimentação do seu pet e jamais devem substituir a refeição principal do dia. Além disso, elas devem ser oferecidas em quantidades equilibradas, então nada de exageros!

Outra dica interessante é tentar substituir os petiscos artificiais por alguns pedaços de frutas, sendo estas mais saudáveis e menos calóricas. Lembrando que tudo é um processo de adaptação, ainda mais se o seu cãozinho já é acostumado com os petiscos industrializados, precisando de um tempo para se adaptar, já que ele pode achar a fruta menos saborosa em comparação aos petiscos anteriores.

Incluir as frutas na alimentação do cãozinho entre as refeições principais do dia, é também uma outra opção. Teste e verifique qual delas seu pet se adapta melhor.

Lembre-se que antes de oferecer a fruta ao dog há alguns cuidados essenciais a se tomar:

  • Lave bem a fruta;
  • Corte-a em pedaços que seu fofuxo possa comer sem dificuldades ou risco de engasgar;
  • Retire cascas e sementes.

Após estes cuidados é só deixar o seu cãozinho se deliciar com a fruta escolhida. Mas, afinal, qual fruta você pode ou não oferecer a ele? Chegou a hora de descobrir!

dicas de cuidados com cachorro

Frutas que os cãezinhos podem comer e seus benefícios

São muitas as opções de frutas que o seu cãozinho pode comer, mas é sempre bom consultar o médico veterinário para saber como está a saúde do seu fofuxo e oferecer a opção que melhor contribuirá para ele.

Maçã

Uma das melhores opções que você pode oferecer para seu amiguinho, a maçã é uma fruta rica em vitaminas B, C e E. Além disso, ela é um ótimo auxílio em caso de diarreia, atuando positivamente na microbiota intestinal. Mas não se esqueça de tirar o talo e as sementes, estas são muito prejudiciais à saúde dos pets.

Banana

Essa fruta pode agregar e muito na alimentação do seu pet, principalmente se ele é bem ativo ou pratica atividade física. Rica em vitaminas A e C, potássio e fibras, ela é uma boa aliada do sistema imunológico dos cãezinhos.

Pêra

Uma fruta rica em vitaminas C, E, B1 e B2. Além disso, ela conta com um baixo índice calórico e é composta quase 80% de água, podendo ser oferecida aos pets que se encontram acima do peso. Mas nunca se esqueça de retirar o talo e as sementes antes de servir ao cãozinho, pois também são prejudiciais à saúde dele.

Manga

Riquíssima em fibras e vitamina C, a manga pode somar positivamente na alimentação do seu pequeno. Entretanto, é importante oferecer essa fruta sem casca e caroço, para ele não correr o risco de se engasgar. 

Goiaba

Esta fruta é fonte de carboidratos, rica em vitamina A, B e C, além de ser uma ajuda poderosa em quadros de diarreia.

Melancia

Por conter bastante água, ela auxilia a hidratação, principalmente nos dias mais quentes, sendo a preferida dos pets. Contém potássio, magnésio, vitaminas A e C.

Laranja

Rica em fibras e vitamina C, ela deve ser oferecida aos pets sem casca e sementes. Entretanto, não devem ser fornecidas a cãezinhos com gastrite por conta da sua acidez.

Kiwi

Rica em magnésio, fibras e Vitamina C, o Kiwi é uma fruta que pode ser acrescentada a rotina do seu cãozinho, mas sempre sem a casca.

Frutas que devem ser evitadas pelos cãezinhos

Abacaxi

É rico em ferro, magnésio, Vitaminas C e B6. Entretanto, ela não é muito indicada por conta da sua acidez.

Uva

Apesar de ser uma fruta rica em vitamina C e complexo B, ela não é indicada aos cãezinhos por, segundo alguns estudiosos, causar lesões renais graves.

Abacate

É rica em muitas vitaminas, porém, não é indicada pelos médicos veterinários por conter uma substância tóxica, persina, para os cãezinhos. Além de poder ocasionar problemas gastrintestinal no pet.

Carambola

É uma fruta que contém uma toxina natural que não é filtrada pelo animal que sofre de insuficiência renal. Sendo assim, não é indicada para complementar a alimentação dos fofuxos por não saber se este é ou não portador de doença renal.

Meu cachorro pode comer frutas
  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo