Logo Arenales Blog

Mastite bovina: como controlar com homeopatia animal

17-08-2021 |

A mastite bovina é a inflamação das glândulas mamárias das vacas, provocada por agentes infecciosos. Segundo especialistas, esse problema pode causar prejuízos de quase 50% na produção de leite, mas a homeopatia animal vem ajudando muitos pecuaristas a evitar as perdas no campo.

Pesquisas comprovam que o uso de fórmulas homeopáticas veterinárias conseguem controlar a incidência dessa doença.

Um estudo chamado “Incidência de Mastite Bovina em Animais Homeopatizados”, feito por estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em 2009, avaliou essa questão em 200 animais homeopatizados. Ele constatou que essa forma de tratamento foi capaz de controlar a forma clínica da mastite.

Além disso, a homeopatia evita a eliminação de resíduos no produto final, o que é de fundamental importância no mercado de leite orgânico, mercado que vem se expandindo nos últimos anos.

Que tipo de produto homeopático ajuda no controle da mastite bovina?

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mlebELwhk3U 

O produto indicado pela Arenales para atuação nesses casos é o Fator M&P Pó®.

Ele é recomendado tanto para o controle de mastite em vaca leiteira (ou mamite), levando à redução de células somáticas. Ainda atua como incremento da produção de leite.

Para bovinos, a indicação de uso é de 5 gramas por animal/dia, mas no caso de vacas leiteiras com alta produção, essa quantidade deve dobrar. O produto é misturado diretamente na alimentação dos animais.

Em casos de mastite aguda, essa quantidade de medicamento homeopático pode ser alterada, de acordo com as recomendações do veterinário responsável.

Com a homeopatia, é possível controlar a mastite de forma natural e evitar a necessidade de descarte do leite, com um investimento consideravelmente baixo. Ainda evita o uso de antibióticos.

Quais outros cuidados para evitar a mastite em vacas?

O controle da mastite em vacas exige uma atenção multifatorial, já que vários agentes podem levar a essa complicação. Geralmente os principais causadores são as bactérias, mas vírus e fungos também desencadeiam inflamações.

Por isso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recomenda uma série de procedimentos para evitar a disseminação da mastite entre os animais. Entre eles, estão:

  • Manejo da ordenha, com limpeza e desinfecção dos tetos;
  • Higiene no local da ordenha, mantendo o ambiente dos animais limpo e seco;
  • Descarte das vacas com infecção crônica;
  • Manutenção adequada dos equipamentos da ordenha;
  • Realização de testes, tanto o da caneca telada quanto o California Mastitis Test (CMT).

Outra recomendação dos especialistas é isolar as vacas diagnosticadas com a doença do restante do rebanho. Todos esses cuidados são importantes, já que a mastite na vaca pode levar a prejuízos grandes no campo.

Homeopatia animal também pode ajudar contra outras doenças?

A homeopatia para bovinos vem se tornando cada vez mais presente nos mercados nacional e internacional. Mas você sabia que ela também é indicada para o tratamento de uma série de disfunções em outros tipos de animais de grande porte?

Os medicamentos homeopáticos podem atuar dentro das criações de equinos, caprinos, ovinos, suínos, aves e até mesmo na aquicultura.

Sua atuação preventiva garante a diminuição de perdas no campo e possibilita o desenvolvimento de uma agropecuária orgânica.

Conheça nossos produtos e, se tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco pelo nosso Whatsapp!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo