Logo Arenales Blog

Homeopatia veterinária para controlar pulgas em cães

17-08-2021 |

Ver o seu cachorro com pulgas é desesperador, não é mesmo? Além do incômodo, as pulgas podem causar doenças e se proliferam com muita facilidade no animal, no ambiente e também podem parasitar o ser humano. Para acabar com esse problema, existem diversas opções de antipulgas no mercado, porém é importante lembrar que o uso de produtos químicos podem causar intoxicações e irritações.

Uma solução limpa e sem resíduos para controlar pulgas em cachorro e no ambiente quando há infestação é a homeopatia veterinária. Com os fatores homeopáticos é possível não apenas resolver o problema, mas também prevenir.

Além disso, você tem a segurança de que seu animal está sendo tratado com um medicamento livre de produtos químicos agressivos que podem desencadear alergias e outros distúrbios no animal e até mesmo nas pessoas que convivem com ele.

Como a homeopatia trata cachorros com pulgas e infestações?

A homeopatia tem como princípio tratar o organismo e não o problema, sendo assim, entende-se que o mesmo fator que causa os sintomas e compromete o sistema imunológico de um animal, pode curar outro doente.

No controle de pulgas, a ação dos medicamentos homeopáticos será sobre o ciclo de vida dos parasitas que é interrompido. Dessa forma, há uma diminuição gradativa da infestação que ataca o cachorro.

Porém é importante deixar claro que o combate às pulgas não se limita ao cão, mas também e principalmente ao ambiente em que ele tem contato frequente. Isso pois, parte do ciclo de vida desses ectoparasitas pode acontecer fora do corpo do cachorro.

E, neste sentido, também é possível contar com a homeopatia. Mas, antes de conhecer os fatores homeopáticos e sua ação sobre o ambiente, é importante conhecer o ciclo de vida das pulgas desde a fase dos ovos até a forma adulta.

Entenda o ciclo de vida das pulgas para poder eliminá-las com eficiência

Pulgas adultas podem colocar até 2000 ovos durante sua vida, esses ovos caem no ambiente em que o cão circula e ali se desenvolvem chegando à fase larval. As larvas não se alimentam de sangue, precisam apenas de resíduos orgânicos. Essa etapa do desenvolvimento pode durar entre 7 e 14 dias, quando passam ao estágio de pupas.

As pupas são larvas protegidas em um casulo e podem sobreviver nesta condição por até 6 meses. Quando são expostas a condições ideais de temperatura e umidade, as pupas se tornam pulgas jovens e, então, buscam por um hospedeiro.

Medicamentos homeopáticos para eliminar pulgas no cachorro e no ambiente

O Fator P&P Animal Glóbulos® é indicado para tratar o organismo do cão que sofre com a infestação. Ele atua na fase jovem da pulga evitando que os ovos sejam colocados. Tratam-se de glóbulos que o animal ingere com facilidade. Além disso, este medicamento homeopático também pode ser utilizado em caráter preventivo.

Já o Fator P&P Animal® é um talco contendo insetos dinamizados que pode ser aplicado de 2 a 3 vezes por semana no animal. Não é um veneno e, por isso, você tem a segurança de que não causará intoxicações.

Para finalizar o ciclo de tratamento, é importante ter atenção ao ambiente. Para isso, você pode contar com o Fator P&P Canil®, que serve para pulverizar o piso, tapetes e carpetes com os quais o animal tenha tido contato. Esse fator age sobre os ovos, larvas e pupas.

Para a eficácia, é fundamental que o tratamento seja completo.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo