Logo Arenales Blog

Homeopatia tem sido a solução para tratar doenças no gado Jersey

11-08-2015 |

image5“Uso a homeopatia desde 2004, e logo no começo já pude perceber que os medicamentos são um caminho pra quem quer leite sem resíduos químicos e livre de mastite, entre, outras doenças”. Isso é o que afirma o produtor de gado leiteiro, Valderi Schuh, do município de Pinhalzinho, em Santa Catarina.

Segundo ele, na propriedade existem 20 vacas da raça Jersey, além de 10 novilhas. Todas são tratadas com Fatores Homeopáticos. “Eu uso os medicamentos para controlar e eliminar a mastite, infecções e nas épocas mais quentes, também uso para as moscas de estábulo, que são grandes vilãs hoje em dia e provocam diversas perdas, já que o rebanho fica estressado e as vezes deixa de comer por causa delas. Também uso remédio com base na homeopatia para melhorar a fertilidade”, destacou ele.

Conforme Valderi Schuh, antes de usar os Fatores Homeopáticos, ele tinha problemas para controlar a CCS, (Contagem de Células Somáticas), no leite e também as inflamações no úbere das vacas. “O problema maior, é que quando eu tratava com os remédios convencionais, eu perdia de fazer a ordenha durante alguns dias, porque tinha que descartar, e por mais que as inflamações passassem e a CCS fosse reduzida, o leite ainda tinha uma alta carga residual, e não tinha como eu vender um produto desse. Com a homeopatia, além de ser um tratamento mais rápido, e menos difícil de se fazer, dificilmente tenho dificuldades com mastite, CCS alta, e carga residual no leite, porque são medicamentos naturais”, explicou ele.

De acordo com a bióloga, médica veterinária homeopata, e engenheira agrônoma, dona da principal indústria farmacêutica do setor no mundo, Maria do Carmo Arenales, os Fatores Homeopáticos são uma realidade nos dias atuais. “São mais de 30 anos de pesquisas e trabalhos científicos no Brasil e em outros países, que comprovam a eficácia da homeopatia nas mais diferentes espécies animais. Atualmente, existem mais de 100 medicamentos destinados aos bichos. E se tratando de animais de produção, quando um deles fica doente, é sinônimo de prejuízo, por isso, que o tratamento homeopático é viável, pois ele pode ser contínuo, com baixo custo ao produtor, e tem carência zero, o que significa que não gera resíduos e nem resistência ao organismo”, esclareceu ela.
Maria do Carmo explica que ao contrário do uso de antibióticos, ou venenos para controlar as pragas, os Fatores Homeopáticos são de fácil manejo, já que basta apenas misturar o medicamento à alimentação do animal. “Atualmente, mais do que nunca as pessoas buscam por praticidade, e além da eficácia, a homeopatia promove isso porque não tem aquele transtorno de aplicar diretamente no animal, ou fazer todo um manejo para conseguir banhar o gado com veneno”, enfatizou ela.

O presidente da Associação da Raça Jersey, Cláudio Martins, do município de Aceguá, no Rio Grande do Sul, também optou pela homeopatia. Ele diz que está com um problema de reprodução há dois anos e meio, e decidiu então testar os Fatores Homeopáticos para melhorar a fertilidade. “Anualmente eu faço a reprodução de 100 vacas, seja por meio da monta natural ou inseminação. Dessas apenas 80 ficam prenhas e estou insatisfeito com o alto índice de abortos. Por esse motivo, optei pela homeopatia”, esclareceu ele.

A expectativa de Claudio é fazer uma experimentação de um ano em 65 vacas secas. “Alguns produtores conhecidos meus que também criam Jersey tiveram bons resultados, e preciso resolver essa minha dificuldade para conseguir também obter maior índice de fertilidade. Nossa grande dificuldade aqui no Rio Grande do Sul, é que tem muita umidade e consequentemente atrai diversos roedores que transmitem doenças. E como consequência, afeta a fertilidade”, afirmou ele.

A Arenales esclarece que nestes casos, a homeopatia aumenta a imunidade do rebanho tratado e dificilmente pega doenças transmitidas por ratos ou outros roedores. “Os Fatores Homeopáticos além de dar mais vitalidade as vacas quanto a fertilidade, também não interrompem o ciclo da natureza. Quando se aplica veneno para matar os ratos, eles até podem ser mortos, mas os predadores naturais também são extintos. Com a homeopatia não acontece isso, e a propriedade fica protegida pela cadeia alimentar”.

“Se o produtor fizer as contas, com uma relação custo versus benefícios, vai perceber que para tratar um rebanho, os ganhos são muito maiores e o gado fica livre de doenças. E este pensamento tem se multiplicado com o passar dos dias e por isso temos cada vez mais produtores adeptos aos Fatores Homeopáticos”, finalizou Maria do Carmo Arenales.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo