Logo Arenales Blog

Homeopatia livra cães de carrapatos

21-12-2005 |

Foi-se o tempo em que a homeopatia era exclusividade dos humanos. Os animais também podem ser tratados com as conhecidas “bolinhas”.

No caso dos cães, os glóbulos ajudam a combater os carrapatos. Não matando, mas reduzindo a procriação dos parasitas e aumentando a defesa do animal.
Veterinário Dr Evandro Garcia Lopes diz que medicamento cria defesa animal, sem matar o parasita, como os inseticidas.

Para melhorar a saúde de seu cão e não deixar que carrapatos façam a festa, há uma nova forma de tratamento: a homeopatia.

A medicina homeopática, conhecida por tratar e prevenir doenças em seres humanos, está conquistando espaço nos consultórios veterinários.

O carrapato é um parasita que pode transmitir muitas doenças e trazer transtornos de diferentes gravidades.

“Como em qualquer tratamento homeopático, é tratado o indivíduo e não a doença. O animal se defende do parasita e não irá matá-lo como acontece na utilização do inseticida”, conta Evandro Garcia Lopes, veterinário homeopata.

É bem simples entender o que acontece com o carrapato quando é utilizado um medicamento homeopático para acabar com estes parasitas.

Evandro explica que o carrapato irá sugar o sangue do cão que está com este medicamento no organismo. O carrapato irá enfraquecer e a carrapata não irá reproduzir. “É quebrado assim o ciclo de reprodução e o controle biológico será feito”.

A principal diferença deste tratamento do comum com inseticidas é que os parasitas não criam resistêcia, além de não ser tóxico nem para o cachorro nem para os homens que podem admimstrá-lo com tranquilidade. “Se caso uma criança ingerir um glóbulo deste remédio nada acontecerá cnm ela”, conta Evandro.

Reinfestações podem ocorrer e o medicamento deve ser mantido até que desapareçam os parasitas. Desta forma é realizado o controle biológico. O produto combate também as larvas do berne, que morrem e são reabsorvidas e quanto às moscas que lesam as pontas das orelhas, a ação é repelente.

Na prática

Como fazer o tratamento

Qualquer cachorro de qualquer idade pode fazer o tratamento homeopático.

O formato do medicamento é o conhecido glóbulo, que deve ser administrado diretamente na água ou na comida do animal. “São dez bolinhas todos os dias”, diz Evandro Garcia Lopes, veterinário homeopata.

Através da homeopatia. o organismo do cachorro ganha resistência para o combate ao carrapato.

O resultado é visto de sete a dez dias após a primeira administração do remédio. “O carrapato morre na corpo do anima1. Interrompendo a oviposiçào no solo. Isso é percebido facilmente, pois os carrapatos começam a ficar amarelados e logo caem”, diz o veterinário.

A homeopatia, portanto é de grande vantagem não só no controle de carrapatos, bernes e moscas causadoras de lesão nas pontas das orelhas, mas também tem baixo custo e principalmente há uma manutenção do ecossistema livre de resíduos.

Febre Maculosa

Carrapato transmite doença

A Febre Maculosa é uma doença, causada por uma bactéria que é transmitida por carrapatos. Esta bactéria é chamada Ricketsia Rickettsii.

Esta doença é considerada uma zoonose. pois ataca tanto os homens como os animais e pode levar à morte.

“O carrapato que mais transmite essa doença é o da espécie Amblyoma cajannense, também conhecido como carrapato-estrela ou carrapato-de-cavalo, é considerado o vetor principal da doença”, conta Evadro Garcia Lopes, veterinário homeopata. Nos seres humanos, os sintomas mais freqüentes são a febre, manchas na pele e debilitação progressiva, podendo levar à morte.

O veterinário explica que nos animais, cause febre hemorrágica e anemia, além de inchaço ou edema dos órgãos, queda da pressão arterial e falência grave do sistema circulatório. “É muito grave e qualquer sintoma, por tanto, é motivo para consultar um veterinário para um tratamento rápido. Os homens também devem procurar um médido logo, pois quanto antes o diagnóstico maais fácil é o tratamento”.

Fonte: Jornal A CIDADE – Ribeirão Preto – 16 de dezembro de 2005

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo