Logo Arenales Blog

Hipertrofia da próstata em cães

05-06-2020 |

Dar muito amor, carinho e ficar sempre atento aos sinais que seu cãozinho apresenta é muito importante e deve fazer parte da rotina de todo bom tutor, a fim de garantir o bem estar do seu fofuxo. Afinal, quem ama cuida, não é mesmo?

Esse cuidado é essencial para identificar quando algo não vai bem com o seu pequeno, principalmente quando se trata de alguma doença em que os sintomas iniciais são de difíceis percepções, ficando claros apenas quando a doença já está mais avançada, como é o caso da Hipertrofia da próstata, mais conhecida como hiperplasia benigna da próstata ou HBP.

Mas, você sabe o que é a hiperplasia benigna da próstata? Como evitar que a saúde do seu pet seja ameaçada por ela? Quais os sintomas? Então continue aqui com a gente que vamos te explicar tudo direitinho.

Hipertrofia da próstata em cães

O que é a HBP (hiperplasia benigna da próstata)?

A HBP é uma doença que se desenvolve geralmente em cães machos de meia idade à idosos, que não foram castrados, causando o aumento do tamanho da próstata.

A próstata é uma glândula sexual importante no processo reprodutivo, que fica localizada abaixo da bexiga e envolve parte da uretra. Ao longo dos anos, é comum que a próstata dos cãezinhos não castrados aumente de tamanho naturalmente, entretanto, quando animal apresenta a HBP esse crescimento é acelerado consideravelmente.

Em fase avançada, apesar de origem benigna, a HBP pode acarretar o desenvolvimento de tumores e em problemas secundários para os pets.

Quais os principais sintomas?

Como dito no início, no caso da HBP, os sintomas são dificilmente percebidos no início da doença, eles ficam mais claros apenas quando ela está em uma fase avançada.

Por isso é essencial ficar atento aos sintomas, pois ao serem apresentados indicará um estágio avançado da doença e o cãozinho precisará ser levado imediatamente ao veterinário, a fim de buscar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Os principais sintomas são:

Como evitar?

Levar o cão ao Médico Veterinário para avaliação. A principal medida de prevenção é a castração do cãozinho macho, um procedimento que não apresenta risco à saúde do animal, já que a função da próstata é apenas de apoio nutricional aos espermatozoides. Caso a castração seja realizada na fase adulta do cão, a tendência é que a próstata diminua em torno de ¾ do tamanho normal nos meses seguintes ao procedimento.

Porém, caso isso não seja possível para que o mesmo possa permanecer fértil e reproduzir, é essencial que haja um acompanhamento profissional a partir dos 6 anos de idade, garantindo assim que o seu fofuxo permaneça saudável, e caso apresente algum sintoma, seja tratado imediatamente, impedindo o avanço da doença.

E aí, conseguimos tirar as suas dúvidas? Então continue a acompanhar o nosso blog e entender tudinho sobre o mundo dos pets!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo