Logo Arenales Blog

Giardíase em Gatos – O que é e como tratar

21-10-2016 |

Giardia em gatos

A giardíase é uma doença provocada pelo protozoário Giardia spp. Esse protozoário habita naturalmente o trato intestinal dos seres humanos e da maioria dos animais domésticos.

Essa doença é considerada uma zoonose e por isso precisa ter uma atenção especial no manuseio das fezes, limpeza do ambiente e das mãos.

O que é giardia em gatos?

A giardíase em gatos tem caráter grave em filhotes e gatos jovens, pois se observa uma forte desidratação, letargia e perda de apetite. Os filhotes podem apresentar casos de diarreia aguda logo após a infecção. Em gatos adultos, os casos de diarreia acontecem, porém em curta duração, intermitentes e crônicos.

Vale a pena ressaltar que a maioria dos animais que apresentam cistos da Giárdia são assintomáticos, ou seja, não apresentam manifestações clínicas da doença.

giardia em gatos

Como é transmitida a Giardia em gatos?

Essa doença é transmitida através do contato oral-fecal, ou seja, o gato infectado teve contato com os cistos que estavam presentes nas fezes de outro animal.

O contato com água, objetos e alimentos infectados também transmitem a doença. Gatos mais jovens ou com alguma deficiência imunitária podem apresentar maiores chances de contrair a giardíase.

Formas de prevenção

Higiene do ambiente onde os gatos vivem. Os cistos da giárdia são muito sensíveis ao ressecamento e à maioria dos produtos desinfetantes. O FATOR DIPROTO ZOO® da Arenales Homeopatianimal, também pode ser fornecido de forma preventiva.

Identifique as mudanças no comportamento dos felinos idosos

Como tratar o gato infectado por giardíase?

O tratamento deve ser prescrito a todos os animais do ambiente, pois gatos assintomáticos podem liberar os cistos da giárdia e infectar o ambiente. O prognóstico de cura dessa doença é satisfatório, desde que os cistos não permaneçam no ambiente, o que causaria a reinfecção dos animais.

Na Arenales Homeopatianimal você encontra o FATOR DIPROTO ZOO®, um medicamento homeopático complementar que auxilia no tratamento da giardíase. Esse medicamento atua na diminuição da proliferação celular do parasita, promovendo a descontaminação do ambiente.

Lembrando sempre, que os animais devem ser sempre acompanhados e orientados por um (a) Médico (a) Veterinário (a).

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo