Logo Arenales Blog

Frangos têm tratamento pioneiro com homeopatia

21-07-2006 |

Pesquisa na UNOESTE-PP com Fatores® Avicultura Arenales.

Desde a proibição do uso de antibióticos na nutrição animal, estabelecido em janeiro de 2006 pela União Européia, vários produtos naturais estão sendo testados no Brasil para substituir as drogas que eram adicionadas às rações como promotores de crescimento da aves. Em Presidente Prudente, uma pesquisa inédita na região, coodenada pela professora dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, Adriana Borsa, está investigando se o uso da homeopatia auxilia no desenvolvimento do frango de corte.

A pesquisadora relata que o trabalho com as aves está reativando o setor de avicultura do campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unooeste). A partir da proibição dos antibióticos, os extratos vegetais e seus componetes vêm ganhando cada vez mais espaço nas grankas e nas indústrias de alimentação animal (rações), sem comprometer o desempenho e os custos da atividade avícola.

Segundo ela, o projeto é baseado no ciclo de criação dos animais que são abatidos 42 dias após seu nascimento. Durante esse período as aves são avaliadas a partir da pesagem e dos resultados da conversão alimental empregada. “Começamos com esse lote que será abatido daqui a 15 dias e vamos continuar avaliando outros lotes a partir de agosto”.

Conforme Borsa, os animais serão separados em dois grupos, onde em um deles serão utilizados os produtos homeopáticos, já empregados na produção de várias espécies animais. “A experiência nas aves vai trazer informações aos criadores. “A experiência nas aves vai trazer informações aos criadores”. Ela informa ainda que o teste será feito com produtos lançados no mercado para uma melhoria no desempenho animal com redução de custos e substituição de drogas.

Participam da pesquisa também os alunos do 4º ano de Zootecnia, Digo Colnago e Hederson Pascoal, além da professora Renilda Terezinha Monteiro e o zootecnista Paulo Claudeir.

Para um dos estudantes que integra o projeto, Diego Dantas Colnago, 21 anos, a pesquisa representa uma nova alternativa para a produção de carne sem resíduos. “Comecei a participar por vontade própria. Me interessei em verificar se realmente a homeopatia diminui os custos de produção dos frangos de 60% a 70%, questiona o universitário. Ainda segundo Colnago, no caso da carne homeopática de suínos, o preço do produto chega a valer R$ 10,00 a mais que a carne comum desta espécie na hora da venda. “Vamos ver se isso é viável na produção dos frangos”.

Sobre a escolha de produtos homeopáticos como alternativa de produção de frangos na pesquisa, o estudante fala que se deu em razão de serem produtos baratos e encontrados no mercado com facilidades. “Estou bem entusiasmado, estamos tendo excelentes resultados e tomara que dê certo para mostrar aos produtores que diminuir gastos é possível, não é milagre”.

Conalgo frisa que o consumidor hoje está mais exigente e atento ao padrão de qualidade do produto. “Você pode chegar em qualquer estabelecimento e ver que o frango está embalado e com data de validade. Todo mundo quer um produto saudável em sua mesa; a tendência é da carne de frango estar sempre melhorando.”

AVICULTURA – Ao conquistar um espaço significativo em nível mundial, a produção de carne de frango no País passou de 1,4% em 1961, para 10,5% da produção mundial em 2003. Do aumento de mais de 66,8 milhões de toneladas na produção mundial nesse período, coube ao Brasil 7,8 milhões de toneladas, ou 11,7% do acréscimo mundial na produção.

De acordo com Borsa, pesquisadora de vários trabalhos na área da avicultura, atualmente, a carne de frango é a segunda carne consumida no País e no mundo, sendo o Brasil um dos maiores produtores da categoria, exportando para mais de 70 países da Ásia, Oriente Médio e Europa. “Podemos dizer que produzimos o melhor frango do mundo. O fato de não termos casos de gripe aviária ajuda a alavancar a produção brasileira”, ressalta. Ela informa ainda que na região de Presidente Prudente não há uma cadeia tradicional de aves, em razão das dificuldades e

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo