Logo Arenales Blog

Fazenda Santa Marta adota Produtos Homeopáticos

21-05-2006 |

“Segundo Wilson Guadanucci Junior, um dos proprietários da Fazenda Santa Marta, a aplicação dos produtos, juntamente com o desenvolvimento de outros fatores foram responsáveis pelo aumento da produtividade, diminuindo a mortalidade de 15 a 17 % para 5 a 6 %”.

A Fazenda Santa Marta, criatório com cliclo compelto da região de Presidente Prudente no estado de São Paulo realizou experimentação com os produtos do Laboratório Veterinário Homeopático Fauna e Flora Arenales e recentemente adotou em definitivo sua utilização para o plantel de avestruzes.

O período de experimentação se desenvolveu durante todo o ano de 2005. O primeiro produto a passar por experiência foi o Fator Infecções, administrado nos filhores da propriedade. Segundo a Arenales, esse produto é voltado principalmente às primeiras semanas de vida dos avestruzes, evitando infecções respiratórias e intestinais, quando as aves estabelecem sua performace para toda a vida. Age sobre o sistema imunológico estimulando-o e criando condições para odesenvolvimento de avestruzes mais vigorosos.Sua utilização, no entanto, pode ser realizada trambém em animais adultos.

Em seguida, outro produto foi experimentado na Fazenda Santa Marta. Trata-se do Fator Pró-Postura, que segundo o Laborátio “promove desenvolvimento com melhor formação e fertilidade dos ovos. É indicado para avestruzes como assimilador alimentar, promovendo um melhor aproveitamento dos alimentos, de forma a incrementar a ovopostura, melhorando o processo imunitário do animal”.

Segundo Wilson Gudanucci Júnio, um dos proprietários da Fazenda Santa Marta, “a aplicação dos produtos, juntamente com o desenvolvimento de outros fatores foram responsáveis pelo aumento da produtividade, diminuindo a mortalidade de 15 a 17% para 5 a 6%. Os testes foram realizados em parceria com a Arenales e a utilização definitiva foi adotada no começo deste ano no manejo diário da fazenda”.

Outro produto da Arenales que está sendo utilizado é o Fator Estresse, adotado antes que as aves sejam transportadas. Segundo ele, “começamos a administrar o anti-estresse uma semana antes de transportar os animais e temos obtido sucesso com a experiência”.

A Dra. Maria do Carmo Arenales conta que a experiência foi facilitada pelo fato do Laboratório estar muito próximo da Santa Marta; cerca de 20 km, com acompanhamento dos médicos veterinários homeopatas Evandro Lopes e Fernando Moraes, ambos da empresa; como também o engenheiro agronomo Ricardo Koyama. “Tinhamos dados históricos do desenvolvimento dos pintinho e começamos aplicando os medicamentos nesses animais mais novos. È importante salientar que a administração de nossos produtos é feita junto com a alimentação diária dos animais, sem a necessidade de molestá-los. Temos que ter em mente que no caso das aves e, principalmente dos avestruzes, o estresse do animal deve estar sob controle”. A ave ingere a medicação de forma espontânea.

Segundo ela, “precisamos mudar nossos conceitos de criação.O importante é o vigor dos animais, otimizar a absorção dos alimentos, cuidar da saúde do animal como um todo”. Quanto aos custos para a doção do medicamente veterinário, eles são estremamente baixos em realão a medicação alopata, de cerca de 10 centavos ave/dia por medicamente, com dados fornecidos pela Arenales.

A Homeopatia Arenales conta com uma tradição desde 1980. A primeira espécie trabalhada foram os bovinos, em seguida os frangos de corte e avicultura de postura. Depois, foram desenvolvidos medicamentos para suinocultura, cães e gatos, pequenos animais como ovelhas e cabras, eqüinos e avestruzes.

Fonte: Revista Struthio & Cultura – abril-maio/2006 – edição nº 22

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo