Logo Arenales Blog

Dia mundial do Meio Ambiente – 5 de junho

20-05-2008 |

O uso de fertilizantes e agrotóxicos prejudicam o ecossistema. E a preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer o futuro do nosso planeta.

Os maus costumes e as facilidades de que hoje nós seres humanos dispomos, são fatores responsáveis pelo agravamento das condições climáticas do mundo em que vivemos.

O principal temor atual resume-se ao aquecimento global – um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre. Somente neste início de século, a temperatura do planeta subiu quase 2ºC.

Constantemente, surgem discussões com a intenção de diminuir o avanço que este problema vem ganhando durante os anos.

Os principais responsáveis são os gases emitidos à atmosfera pelos desmatamentos, adubos, fertilizantes e pela queima de combustíveis fósseis. Somente a agricultura é responsável por torno de 17% a 32% das emissões globais dos gases do efeito estufa (GEE).

A solução para os problemas ambientais causados pelos atuais métodos agrícolas seria o uso de adubos e fertilizantes alternativos que evitassem o desmatamento e as queimadas.

Atualmente, já existem alternativas que além de manter uma boa colheita não agridem o meio ambiente. O Solo Natural de Ipirá (SNI) que se define a um pó de rocha, é um exemplo disso.

O SNI é um composto natural formado por diversos minerais que sofreram modificações por milhões de anos e age de três maneiras no solo: fertilizante, corretivo (corrigindo problemas de mau uso do solo e a falta de nutrientes) e condicionador do solo.

Após as primeiras aplicações, este composto vivifica a terra, mantendo ativos os nutrientes necessários para a alimentação da planta, mantendo-a saudável. Na medida em que a qualidade do solo vai melhorando e se tornando mais equilibrado, fornece-se a cada plantio, apenas uma quantidade suficiente de SNI para manutenção.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo