Logo Arenales Blog

Como cuidar do pomar depois da safra

16-01-2008 |

Em época de safra de várias espécies frutíferas- manga, laranja, figo, limão, goiaba, acerola, pêssego, nectarina, ameixa- produtores podem aproveitar o fim da colheita para adotar um manejo de “recuperação” no pomar e, assim, garantir uma boa produção na próxima safra.

Independente da espécie frutífera cultivada, após o término da colheita a primeira recomendação é fazer uma limpeza do pomar, seja ele comercial ou doméstico. Segundo o agrônomo Victor Branco de Araújo, diretor do Centro de Produção de Mudas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), essa “poda de limpeza” consiste na eliminação de frutos que sobraram na planta ou que tenham caído de ramos secos e indesejáveis.

“A eliminação de restos de frutos e sementes impede a permanência de inóculos de doenças fúngicas no pomar”, explica. Já a poda de ramos secos evita a concorrência com ramos produtivos. “E ramos indesejáveis são aqueles muito baixos, que dificultam o acesso ao interior da planta”, afirma Araújo, destacando que esse tipo de ramo também concorre com ramos sadios.

Araújo explica que o ideal é queimar esse material, longe do pomar. “Outra opção é fazer compostagens com esse resíduo e retornar o material compostado para o pomar.”

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo