Logo Arenales Blog

Cavalo de hipismo combate estresse com homeopatia veterinária

31-07-2015 |

Arenales_4748

“Ele ficou mais dócil e comendo normalmente. Com dois meses de tratamento, Moon havia voltado a ser o cavalo de antes”

‘Moon Fly Oak’, é o nome do cavalo da raça Quarto de Milha de oito anos de idade, da veterinária Paula Andreia Giudice. A dona conta que ele foi comprado em 2014, e o animal sempre foi treinado para laço em bezerro, já que o antigo proprietário o usava para essa finalidade.

Já Paula treina hipismo e decidiu adaptar o animal para realizar os saltos. “Essa transição, um ambiente novo e tudo mais o estressou muito. Ele ficou indócil, não queria se alimentar, quando na baia, ficava inquieto, e se amarrado, cavava o chão. Achei que ele não ia se adaptar e em alguns momentos, até me morder ele já tentou”, lembra ela.

A amazona diz que começar a adaptação com ele ao hipismo era impossível, já que ele estava muito estressado. “Tentei tudo que eu pude: mudança de manejo, evitávamos deixá-lo na baia, e até fizemos a troca da ração, mas nada funcionava e eu já estava ficando desanimada”.

A veterinária e o marido dela já faziam uso da homeopatia nos bovinos para ajudar o processo de cria e recria. “Foi meu marido quem sugeriu que tratássemos o Moon Fly Oak com Fatores Homeopáticos para equinos, já que usávamos homeopatia veterinária no gado e sempre tivemos bons resultados”, destacou Paula.

Após 15 dias de tratamento com o Fator Homeopático para controlar o estresse, as mudanças já foram visíveis. O tratador do cavalo, que também já estava desenganado, ficou muito contente ao ver que o animal estava voltando ao seu comportamento normal. “Ele ficou mais dócil e comendo normalmente. Com dois meses de tratamento, Moon havia voltado a ser o cavalo de antes”, ressalta a veterinária.

De acordo com o médica veterinária homeopata Suellenn Bittencourt, que receitou os medicamentos, a homeopatia nos equinos age mantendo o equilíbrio emocional, reduzindo as manifestações causadas diante das novas situações, e ajuda também na redução do hormônio cortisol, que numa situação de estresse, tem seu nível aumentado e consequentemente ocorre a baixa da imunidade do animal.

Conforme Paula, o cavalo dela possui um gênio forte, quase indomável, que aliado às mudanças que sofreu em sua rotina de treinamento, fez com que ele se sinta pressionado e agitado. Ela afirma que não tem pretensão alguma de parar o tratamento visto que não há contraindicações nem risco de causar resistência no organismo do animal.

Moon Fly Oak com a ajuda da homeopatia agora é um cavalo de competições de verdade, e hoje sua rotina se resume a estadia na Hípica de Presidente Prudente-SP, com treinamento de cinco a seis dias por semana e descanso aos domingos. “Eu estava triste e com medo de perdê-lo, e a homeopatia mudou totalmente o quadro dele. Estou muito feliz com o resultado”, declara.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo