Logo Arenales Blog

Carne e leite sem resíduos

01-07-2008 |

A Fazenda Malunga, localizada no PAD/DF é considerada a maior propriedade de produção de alimentos orgânicos do Distrito Federal, mantém 120 cabeças de gado sob os cuidados de um profissional da homeopatia. O objetivo do dono da fazenda, Joe Vieira Vale, que produz alimentos orgânicos, é reduzir ao máximo o uso de substâncias químicas.

“Além da fitoterapia (tratamento com remédios de origem vegetal), introduzimos o uso da homeopatia para garantir a sustentabilidade do sistema orgânico de produção de leite”, disse Joe.

Ele considera eficaz o tratamento homeopático no combate à mastite (inflamação da glândula mamária), diarréia, vermes, berne e otites (infecção no duto auditivo). “O tratamento alopata (com uso de medicamentos laboratoriais) é utilizado, apenas, nos casos de doenças crônicas, em que não há outra alternativa, ou na aplicação de vacinas obrigatórias contra doenças infectocontagiosas, como a raiva e a febre aftosa”, afirma Joe Vale.

Custos

O principal laboratório que fornece medicamentos homeopáticos para a Fazenda Malunga, o Arenales Fauna & Flora, aposta na expansão do seu uso na pecuária. Atualmente, a empresa atende as demandas de criadores de aves, suínos e, principalmente, de bovinos.

Para a proprietária, Maria do Carmo Arenales, além do atrativo de contenção de despesas destinadas ao uso de substâncias alopatas, os pecuaristas estão interessados na redução do nível de químicos que agridem o organismo do animal e que deixam resíduos no leite e na carne. Também se torna uma preocupação do criador, o risco de intoxicação do trabalhador que é responsável pela aplicação periódica de produtos de combate aos parasitas.

“Até agora, os animais de companhia (domésticos) tinham demonstrado maior demanda pelos produtos homeopáticos. Esse quadro, porém, tem mudado, porque o campo tem despertado para a enorme redução de custos obtidos por quem usa essas fórmulas”, disse Maria do Carmo Arenales, que é veterinária e homeopata.

Segundo Arenales, resultados apresentados por pecuaristas apontam para uma redução de 50% nos gastos veterinários com gado de corte e 90% com leiteiros. As principais aplicações dos homeopáticos estão na redução de compra de antibióticos para a cura de mastite, hormônios reprodutivos e produtos de combate à parasitas (carrapatos e bernes).

Facilidades de aplicação

Em relação a outras terapias complementares da clínica veterinária, a homeopatia apresenta várias vantagens quanto à aplicação em rebanhos. Se comparado ao uso de plantas medicinais, o pecuarista deve considerar que não precisará destinar área para plantio de ervas e mão-de-obra para colher e processar os produtos.

Além disso, não há risco de rejeição pelos animais, por acharem o gosto ruim. Ao contrário da acupuntura, a homeopatia trata de todo um rebanho ao mesmo tempo. A medicação é aplicada com facilidade no sal mineral ou na ração que alimenta o gado.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo