Logo Arenales Blog

Arenales se torna Autossuficiente na geração de energia elétrica Fotovoltaica

29-01-2021 |

A Arenales Homeopatianimal tem um compromisso firmado desde sua criação com a sustentabilidade nas ações corporativas e também nos Fatores Homeopáticos produzidos pela indústria. E como parte desse compromisso, a empresa realizou a instalação de painéis solares de energia para produção própria de eletricidade.

Ao todo foram instaladas na matriz da Arenales em Presidente Prudente-SP, 124 placas solares com produção de 44,64 KWP (quilowatt pico), capaz de suportar todo o processo industrial e administrativo do mês no local. Além da redução de custos com energia, o sistema contribui para diminuição do consumo de água por meio das usinas hidrelétricas e de componentes naturais como bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio, entre outros, com a produção a partir de termoelétricas.

Desta forma a empresa colabora para a manutenção do ecossistema e reduz os impactos ambientais provocados na natureza. “Aproveitamos que a região Oeste do estado já é quente praticamente o ano todo, para assim gerarmos nossa própria energia”, frisou a fundadora e diretora geral da Arenales Homeopatianimal, Maria do Carmo Arenales.

Redução de insumos e lixo gerado

Contudo, a Arenales realizou a instalação de 15 secadores de mão nos banheiros e ambientes de área de limpeza na matriz. Com a energia fotovoltaica, ficou viável o uso destes dispositivos para a secagem das mãos.

Desta forma, conforme Maria do Carmo, foram retirados os dispensers de papel toalha. “Conseguimos reduzir custos com a medida e principalmente resíduos gerados ao meio ambiente. Em vista que os papéis toalhas não serviam para reciclagem e iam parar no aterro sanitário da cidade”, salientou.

Por ano, a estimativa feita é que cerca de 200 quilos de resíduos de papel deixaram de ser descartados no aterro sanitário municipal. “Devemos sempre ter a consciência de reduzir o consumo, gerar menos impactos e aproveitar aquilo que a natureza já nos oferece, neste caso, o sol”, pontuou Maria do Carmo.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo