Logo Arenales Blog

Arenales recebe certificação em Prêmio de Mérito Ambiental

15-06-2018 |

Mérito AmbientalA Arenales Homeopatianimal recebeu a certificação no 24° Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental durante a cerimônia realizada ontem (05), na sede da Fiesp na avenida Paulista em São Paulo, capital. A empresa apresentou o “Projeto Reciclar é o Futuro” desenvolvido em parceria com o Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Presidente Prudente (SP), a Cooperlix.

O Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental reconheceu e homenageou as empresas industriais, extrativas, manufatureiras ou agroindustriais que se destacaram e trouxeram resultados significativos na implementação de projetos ambientais no estado de São Paulo.

Sobre o Projeto: Cerca de 20 toneladas ao longo do ano passado, esta foi a quantidade de materiais reciclados arrecadados no Eco Ponto do anexo da sede matriz da Arenales Homeopatianimal, em Presidente Prudente (SP). A empresa destina os componentes à Cooperativa de reciclagem da cidade, que depende de parcerias para promover a coleta seletiva no maior município do Oeste Paulista.

A diretora geral e fundadora da empresa, Maria do Carmo Arenales, conta que no anexo da empresa, são recebidos os materiais recicláveis dos colaboradores da Arenales, e também da população que mora nos bairros adjacentes da sede matriz. “Além disso sempre promovemos campanhas de incentivo à destinação correta de materiais. Realizamos capacitações em escolas e outras instituições. Desta forma sempre conseguimos um bom resultado, porque normalmente as crianças e jovens participam de gincanas que promovemos para conseguir aumentar o volume de materiais arrecadados”, conta Maria do Carmo.

A empresa enfatiza nas escolas parceiras, a maior delas é o Sesi da Vila Real, (onde foi a última ação), a importância de se reciclar não só pelo aspecto de contribuir com o meio ambiente, mas também pelo lado social, de estar ajudando os cooperados. “Promovemos uma integração, empresa, escola, e cooperados por meio de um café da manhã para que todos se conheçam e falem sobre o tema. Nestes encontros os alunos se sensibilizam com o que gera mais arrecadação”. Ao final da gincana, a Arenales em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Municipal fornece uma premiação a turma que mais arrecadou. A ultima, foi um passeio da turma toda para o parque aquático com a presença de mais de 30 alunos.

De acordo com a presidente da Cooperlix, Maria Aparecida Assis Silva, essas ajudas são extremamente importantes para que eles possam coletar mais materiais e aumentar a reciclagem na cidade, além de mais ganhos a todos os cooperados. “O detalhe que mais nos deixa feliz, é que os materiais enviados do Eco Ponto da Arenales são limpos, o que agrega mais valor aquilo que é reciclado”, afirma. Materiais arrecadados: Alumínio, papelão, plástico, e até mesmo lixo eletrônico como televisores antigos, computadores e etc.

Reciclagem das Embalagens: A legislação brasileira exige que as embalagens de produtos veterinários tenham um destino de acordo com o grau de toxicidade do produto que contenha. Se contiver, por exemplo, carrapaticidas ou antibióticos exige-se muita severidade no processo de reciclagem para não contaminar o ambiente. Os Fatores Arenales, que são livres de resíduos, já possuem o Selo Verde da Cooperlix e são reciclados sem necessidade de tratamentos especiais.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo