Logo Arenales Blog

Arenales recebe certificação de Mérito Ambiental

06-06-2019 |

A Arenales Homeopatianimal é detentora de uma “Gestão de Resíduos Sólidos” que além de seguir os padrões da Política Nacional das PNRS, conforme a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento,Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, estabelece uma cultura criada pela empresa de “Zero Resíduos”.

Por meio de programas de zeladoria do Meio Ambiente, a indústria que tem a essência de produzir medicamentos homeopáticos para animais que não deixam resíduos químicos tanto no ser tratado, como também natureza, tem o Programa de Política Reversa.

As embalagens dos medicamentos da Arenales não geram contaminação, como acontece com remédios alopáticos, pois os Fatores Homeopáticos da empresa são feitos à base de processos que agregam nanotecnologia com a total ausência de resíduos químicos. Por isso, todos os frascos, caixas e sacos plásticos são reciclados sem a necessidade de atenções especiais.

Os consumidores são orientados na hora da compra e podem retornar os resíduos das embalagens nas distribuidoras ou revendas da Arenales ou destiná-los as cooperativas de reciclagem (coleta seletiva). Pelo fato de não haver risco de contaminação, muitos reutilizam as embalagens para outras finalidades, respeitando assim o princípio dos “4Rs”, (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar).

A empresa como pioneira na América Latina em relação à fabricação de medicamentos homeopáticos para animais (Recordista em 3 categorias no Livro dos Recordes Brasileiro, auditado pela Ranking Brasil), é a indústria que possui a menor dosagem de medicação em relação as empresas concorrentes existentes no mercado e também a que abrange o tratamento de mais patologias ou parasitos com um único remédio fabricado. Desta forma, as embalagens são menores, tanto aos animais de produção, como também os pets. Consequentemente se extrai menos componentes da natureza e automaticamente gera menos resíduos para que precisem ser reciclados.

Reciclagem e reutilização na indústria:

Além da Política Reversa implementada junto às distribuidoras e revendas com campanhas de conscientização dos clientes, a Arenales, como qualquer outra empresa, precisa de recursos para produzir. Desde as embalagens entregues pelos fornecedores até os papéis usados no setor administrativo tem um destino correto. O detalhe é que toda a matéria prima adquirida pela empresa para a fabricação dos medicamentos, é utilizada, sem descartes inapropriados ou até mesmo necessidade de criação de subprodutos.

A Arenales Homeopatianimal reutiliza ou recicla 100% das embalagens que vem da matéria prima. Por exemplo, o principal insumo para a fabricação dos medicamentos é a sacarose, que vem em sacas de 50 quilos. Se tratam de sacarias extremamente resistentes e de bom valor agregado para comercialização após o uso. Elas são doadas a ACA (Associação dos Colaboradores da Arenales), que vendem as sacas e usam os recursos para a realização de confraternizações entre outros eventos em prol do bem-estar dos profissionais que atuam na empresa. Além de ajudar o meio ambiente, a Arenales sempre pensa na questão social.

Resíduos como: papéis, papelão, plástico, alumínio e outros componentes, provenientes de embalagens dos fornecedores, ou materiais para uso nos setores administrativos da empresa, são reciclados.

A Arenales tem um Eco Ponto, num prédio próprio no anexo da sede matriz em Presidente Prudente (SP), onde os materiais ganham uma destinação correta. Tudo aquilo que não dá para ser aproveitado para reutilização, é doado para a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente).

O Eco Ponto da Arenales é aberto também à população prudentina que deseja dar um destino correto aos materiais reciclados. Quando as pessoas perdem o dia da coleta seletiva, podem trazer até o anexo da empresa. Os componentes ficam armazenados no Eco Ponto até que a Cooperlix venha fazer a coleta.

A Arenales também faz Compostagem Orgânica dos restos de comida dos colaboradores que usam o refeitório da empresa. Existem dois tambores para recepção dos resíduos no refeitório, um para orgânicos e outro para reciclagem. Os de origem orgânica são destinados para a Compostagem. Desta forma, servem de adubo natural para a Horta Orgânica que a empresa tem, no anexo ao prédio onde fica o Eco Ponto.

Com todas essas medidas de Gestão, a Arenales tem Zero Resíduos. E não para só neste tocante. A empresa também faz o incentivo da reciclagem por meio de Campanhas e Programas específicos.

Programa de Incentivo a Reciclagem:  

Cerca de 30 toneladas ao longo de 2018, esta foi a quantidade de materiais reciclados arrecadados no Eco Ponto do anexo da sede matriz da Arenales Homeopatianimal em relação ao Programa de Incentivo a Reciclagem. 

Primeiro são realizadas capacitações em escolas e outras instituições. A Arenales promove uma integração, empresa, escola e cooperados (da Cooperlix) por meio de um café da manhã para que todos se conheçam e falem sobre o tema. Nestes encontros os alunos se sensibilizam com as histórias de luta em prol da reciclagem, com isso se gera mais arrecadação.

Depois disso, é promovida uma competição para arrecadar materiais reciclados como: papel, papelão, plástico, alumínio (latas), vidro e outros. Todo o controle é feito pela escola ou instituição participante. A gincana é feita a cada semestre.

Ao final da gincana semestral, a Arenales em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Municipal fornece uma premiação a turma que mais arrecadou. A última, foi um passeio de toda a turma para o parque aquático com a presença de mais de 30 pessoas.

Com todas essas medidas, a Arenales Homeopatianimal cumpre seu compromisso de desenvolver medicamentos nanotecnológicos que não agridem o Meio Ambiente, além de fazer uma ampla gestão para evitar que os Resíduos Sólidos gerados precisem ir para os aterros sanitários aumentando ainda mais sua lotação e geração de transtornos. Como citado acima, todos os Resíduos gerados pela Arenales têm uma destinação correta.

E exatamente por isso, que a empresa mais uma vez foi certificada no 25° Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental durante a cerimônia realizada na sede da Fiesp na avenida Paulista em São Paulo, capital, por todo esse plano de gestão.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo