Logo Arenales Blog

A Hora do Ovo

21-08-2005 |

A fundadora do Arenales acredita que em alguns anos os tratamentos ditos “alternativos” – porque mais naturais – serão obrigatoriamente procurados, como já começa a acontecer em outras partes do planeta.

O consumidor está cada vez mais exigente com a qualidade do que come e está alerta para os resíduos existentes em carnes e vegetais. Como exemplo, cita a Comunidade Européia que já se decidiu e está com claras restrições à produção de aves e ovos e à importação de alimentos que não sigam critérios naturais de produção, sem qualquer traço de resíduos químicos.
Depois de Ganhar espaço no planter de bovinos do Brasil e já tradicional no tratamento de animais de pequeno porte, a homeopatia chega à avicultura de postura com excelente perspectivas. Reconhecida como especialidade na medicina veterinária apenas em março de 1996, a homeopatia amargou ainda uma espera de três anos até que o Ministério da Agricultura a credenciasse para o tratamento de animais.

Assim, em apenas seis anos como especialidade reconhecida, a homeopatia veterinária ocupou seu espaço com muita propriedade e chega à avicultura com uma bagagem invejável, graças ao trabalho de um laboratório criado em 2000 sob a direção de uma profissional com 25 anos de experiência no setor. Atender a avicultura, agora, é o mais novo desafio do Arenales, e desafio, é bom que se diga, é o estímulo necessário para que a bióloga e médica veterinária paulista Maria do Carmo Arenales concretize mais um projeto.

Pioneira na fabricação de produtos homeopáticos em larga escala, Maria do Carmo abriu, em dezembro de 2000, com cara, coragem e competência o Fauna & Flora Arenales, em Presidente Prudente (SP), o primeiro laboratório de medicamentos homeopáticos para animais nas Américas.

Resultados Eficazes

Apaixonada pelos bichos e pela ciência homeopática, ela é uma mulher singular. Depois de formar-se em biologia e medicina veterinária e especializar-se em homeopatia, ainda teve fôlego para estudar psicologia junguiana e acaba de formar-se em agronomia. Ela assegura com firmeza que a homeopatia é uma ferramenta que veio para ficar, pois dá resultado econômico facilmente mensurável. “Os bons produtos homeopáticos são eficazes, com resultados rápidos, e custam muito menos que os medicamentos alopáticos”, garante Maria do Carmo. Quanto aos preconceitos que vê e sente contra a homeopatia, releva-os, sabedora de que com os resultados positivos a olhos vistos os produtores de ovos vão abrir-se mais fortemente para a área.

A fundadora do Arenales acredita que em alguns anos os tratamentos ditos “alternativos” – porque mais naturais – serão obrigatoriamente procurados, como já começa a acontecer em outras partes do planeta. O consumidor está cada vez mais exigente com a qualidade do que come e está alerta para os resíduos existentes em carnes e vegetais. Como exemplo, cita a Comunidade Européia que já se decidiu e está com claras restrições à produção de aves e ovos e à importação de alimentos que não sigam critérios naturais de produção, sem qualquer traço de resíduos químicos.

É aí que a homeopatia cai como uma luva em mãos bem feitas. Os produtos homeopáticos, explica Maria do Carmo, não se baseiam na química, como a alopatia, mas na física, ou seja, na energia existente em plantas ou minerais e que vão atuar na energia vital do animal. Por isso não deixam resíduos na carne, ovos ou leite, valorizando-os comercialmente, principalmente para quem visa à exportação.

Expressivo Crescimento

Responsável pelo desenvolvimento de todos os itens da linha de produtos do Laboratório Arenales, Maria do Carmo declara-se sem preconceito quanto a espécies animais. Quando atuava em clínica como média veterinária na capital paulista, já costumava pesquisar hábitos e comportamento de animais em seu sítio.

A partir de suas observações e estudos, foi desenvolvendo, a pedido de clientes, alguns produtos específicos para bovinos, manipulando-os em laboratórios de medicamento para humanos. Lutou por “exatos doze anos e quatro meses” para registrar seu laboratóriono Ministério da Agricultura e mais um ano para ter os produtos registrados e comçar a comercializar. “Foi um trabalho de<

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo