Logo Arenales Blog

A homeopatia na medicina veterinária

11-07-2007 |

A homeopatia vem sendo aplicada dentro da medicina veterinária há muitos anos, a qual tem apresentado resultados excelentes, sendo visível na aparência dos animais, mostrando que eles estão com mais vigor e saúde.

O princípio da homeopatia é enxergar o animal como um todo, ou seja, equilibrar a energia vital do animal para que ele tenha condições de combater as afecções que venham a acometê-lo, sejam elas doenças agudas, crônicas, transtornos de comportamento, estresse, entre outros problemas.

Há uma falsa crença de que o medicamento homeopático é de ação lenta. Na verdade já está comprovado que o tempo de reação do organismo é proporcional ao tempo da afecção, ou seja, se estivermos à frente de um processo agudo que se instalou recentemente como por exemplo uma diarréia, teremos resposta do medicamento homeopático em poucas horas. Porém, se for uma afecção crônica instalada há muito tempo (meses ou anos) e com contaminação do ambiente, como por exemplo uma infestação por Giardia (protozoário), a resposta do organismo do animal será lenta, pois enquanto não houver uma descontaminação ambiental não conseguiremos ter a cura da afecção.

É de costume do ser humano procurar os tratamentos complementares, como homeopatia, acupuntura, florais, entre outros tratamentos alternativos, como uma última tentativa de solucionar o problema, por isso dizem que homeopatia, é lenta, e nessas horas as pessoas querem que aconteça um “milagre”, e não é bem assim. Como todo tratamento , o uso de medicamentos homeopáticos exige dedicação, cuidados a serem seguidos para se obterem bons resultados.

A medicação homeopática é exclusivamente energética, já que não existe matéria no medicamento, e sim energia do medicamento, por isso ao cuidados para evitar manipular o medicamento homeopático com as mãos, pois a nossa energia interfere no efeito do medicamento homeopático. Deixar sempre os medicamentos longe de radiações como: TV, microondas, computador, celular, geladeira, aparelho de som, locais com cheiro forte, umidade e calor.

Com o uso da homeopatia, os animais estão livres de sofrer intoxicações medicamentosas (iatrogenia), efeitos colaterais, resíduos tóxicos. Podem ser utilizados em filhotes, idosos fêmeas as prenhes, sem causar nenhum problema para a saúde deles.

A facilidade de administrar o medicamento homeopático é outra vantagem que deve ser considerada pelo médico veterinário: os remédios são preparados de acordo com a palatabilidade individual, não havendo necessidade de ingerir grandes doses, podendo ser adicionado na água de beber, na ração ou oferecer diretamente sem alterar seu gosto ou cheiro. Desta maneira é possível evitar o estresse ocasionado pela administração forçada de medicação oral com sabor desagradável, o uso de seringas e demais manobras dolorosas de contenção do animal.

O Laboratório Veterinário Homeopático Fauna e Flora Arenales é uma empresa brasileira que fabrica medicamentos homeopáticos prontos para uso em várias espécies animais, como bovinos, eqüinos, suínos, aves industriais, caprinos, ovinos, cães e gatos e aves ornamentais e silvestres, frutos de anos de pesquisa da proprietária Dra. Maria Do Carmo Arenales, médica veterinária homeopata, bióloga e agrônoma.

Entre os medicamentos produzidos temos o FATOR ESTRESSE PET® para controle de estresse em cães e gatos, como dermatite por lambedura, problemas de pele devido ao estresse, medo de fogos, transtornos de comportamento, hiperatividade, ansiedade, depressão, entre outros fatores. Temos também medicamentos para controle de carrapatos, moscas de orelha, berne, erliquia, babesia, pulgas, protozoários como giárdia, leishmania e a dirofilariose em cães e gatos.

Temos também o FATOR ESTRESSE AVES ORNAMENTAIS E SILVESTRES® para o controle de estresse em aves, como mudança de ambiente, de temperatura, transtornos de comportamento, campeonatos, desmama, entre outros fatores. E o estresse pode ocasionar a queda de imunidade e favorecer a instala

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo