Escolha seu idioma
  • 18 3909.9090
    • Homeopatia Veterinária ajuda a mudar realidade em propriedade de leite

      Por: Imprensa | Em: 05/12/2018

      O desejo de qualquer produtor de leite é ter um rebanho sadio e que produza com qualidade. Esta realidade chegou na propriedade do Ricardo André Bley, em Rolante (RS), depois que adotou novas técnicas de manejo e aderiu o uso da homeopatia veterinária.

      O produtor que tem 56 vacas em produção, conta que há dois anos tinha bastante problemas com mamite e infecções. “Tentei por diversas vezes o controle com medicamentos químicos, mas sarava por um período curto e depois as dificuldades voltavam com maior intensidade”, relembra ele.

      Ao ver a produção de leite prejudicada e Contagem de Células Somáticas (CCS), com índices altos resolveu mudar. “Comecei com o uso da homeopatia veterinária para controlar a mamite e problemas de casco. “Foi o que começou a resolver minhas dificuldades”.

      Ricardo diz que a região do Rio Grande do Sul onde tem a propriedade é muito úmida, e as vacas sofriam com isso. Algumas ficavam com o úbere todo inflamado por deitar na lama e não servia pra ordenha, outras não conseguiam andar para se alimentar por infecções no casco. “Cheguei ao ponto de ter o índice de CCS na casa dos dois milhões, e pelo menos metade das vacas tinham problemas de casco”.

      Assim que começou a usar homeopatia veterinária, a CCS foi sendo reduzida. “Atualmente dos 800 litros que tiro diariamente, o índice fica em torno de quinhentos mil. Os problemas de casco, acometem de uma a duas vacas no máximo”.

      Além do tratamento com Fatores Homeopáticos, o produtor mudou questões de manejo na propriedade. “Implantamos um sistema mais rigoroso de higiene dos uberes antes da ordenha, e maior observação dos animais possivelmente com alguma dificuldade e doença”.

      Atualmente além dos medicamentos para o tratamento e prevenção de mamite e infecções do casco, são usados os Fatores Homeopáticos para combater carrapatos e moscas. “O objetivo é ter uma propriedade sem produtos químicos (orgânica) e com boa gestão de manejo. E a homeopatia tem me ajudado muito nisso”.

      Share Button